HOJE NO
"OBSERVADOR"
Anúncio de Natal 2016.
União, amizade, solidariedade ou…
falta de respeito?
O anúncio de Natal da lotaria espanhola emocionou e encantou uns, mas, para outros, é uma "falta de respeito" e uma "autêntica vergonha". Será feito um comunicado a pedir para ser retirado o anúncio.
As Loterías y Apuestas del Estado criaram um anúncio que está, por um lado, a emocionar o mundo e, por outro, a causar polémica. Intitulado de “O melhor prémio é compartilhar”, o anúncio da lotaria espanhola retrata uma imagem de união, amizade e solidariedade para com uma professora reformada que pensa ter ganho a lotaria, mas em que tudo não passa de um erro devido à sua idade. Depois de ser considerado o melhor anúncio de Natal de sempre, a União Democrática dos Pensionistas vem afirmar que a publicidade é uma “falta de respeito” e uma “autêntica vergonha”.
Paca Tricio Gómez, vice presidente da União Democrática dos Pensionistas mostra, segundo o El Mundo, a sua indignação dizendo que o anúncio não deveria emocionar ninguém porque é uma “falta de respeito” para com os mais velhos. O responsável pela campanha, Leo Burnett, argumenta precisamente o contrário: que o anúncio “reflete a grande história de amor de três gerações de uma mesma família”, ainda que seja uma mera ficção publicitária que transmite o valor da partilha, conta o El Mundo.
Mas estes argumentos não convenceram a representante da organização de defesa dos reformados, que contestou o anúncio numa conferência de imprensa convocada pela Confederação de Consumidores e Usuário (CECU). Paca Tricio relembrou que os idosos representam uma grande fatia da sociedade espanhola (mais precisamente, 9 milhões), e que, inclusive, são um número suficientemente grande para poderem mudar o governo. Reforçou ainda a sua ideia afirmando que fazer estereótipos já é mau, mas ser uma instituição pública a fazê-lo é ainda “mais vergonhoso”.
Após a exposição da vice presidente da União dos Pensionistas, também o presidente da instituição veio a público mostrar a sua posição quanto ao tema, que é a mesma de Paca Tricio. “Colocam-nos como idiotas, não somos assim”, reforçou Satur Álvarez, que admitiu ainda emitir um comunicado para pedir que o anúncio seja retirado. Segundo ele, não houve qualquer tipo de respeito para com os mais velhos e o anúncio passa uma mensagem e um exemplo lamentável.
Também José Antonio López, presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria, se juntou à onda de contestação, afirmando que o anúncio “passa um estereótipo errado e que em nada beneficia os mais idosos”.
O anúncio mantém o tema dos últimos dois anos, “O melhor é compartilhado”, e foi elaborado pela mesma agência que elaborou o “O Bar do António” e o “Justino”.
* Será assim tão difícil perceber que este anúncio é uma bonita história de amor, afinal o natal para os críticos não é amor, talvez seja arrogância.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário