22/11/2016

.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Sabores de mais de 70 países 
em festival em Ponta Delgada

Sabores de mais de 70 países vão poder ser apreciados no Festival O Mundo Aqui, no próximo fim-de-semana, em Ponta Delgada, Açores, numa iniciativa que quer criar e reforçar laços entre os imigrantes e a comunidade.
.
Esta edição do festival “vai decorrer na Academia das Artes, em Ponta Delgada, e tem o objetivo de celebrar a diversidade cultural e promover a interculturalidade”, disse hoje o presidente da Associação de Imigrantes nos Açores (AIPA), Paulo Mendes, em declarações à agência Lusa.

O festival, que se realiza de forma ininterrupta há oito anos, surgiu na sequência do programa de rádio “O Mundo Aqui”, que ajuda a sensibilizar a comunidade para a questão da imigração.

“Hoje, mais do nunca, há uma narrativa cada vez maior de anti-imigração, de um discurso anti-diversidade, e achamos que se justificam iniciativas como esta”, salientou Paulo Mendes, acrescentando que a iniciativa permite igualmente divulgar a cultura açoriana.

Na Academia das Artes estará disponível uma oferta gastronómica com pratos típicos de Cabo Verde, Ucrânia, Oriente, Brasil e Angola, incluindo ainda um programa musical, dança, cozinha ao vivo vegetariana e um ‘workshoop’ de iniciação à dança oriental.

O presidente da AIPA disse que existem mais de 70 nacionalidades nos Açores, estimando que residam no arquipélago mais de 3.500 imigrantes, oriundos de Cabo Verde, Brasil, Alemanha, China e Guiné-Bissau, as comunidades com maior representatividade.

Paulo Mendes acrescentou que se registou uma diminuição dos fluxos migratórios para a região, decorrente da situação económica, indicando que muitos dos imigrantes se deslocam para os Açores através do reagrupamento familiar.

“O contexto é de estabilização dos fluxos migratórios, o que permite um trabalho com maior proximidade às comunidades. Estamos a ter um olhar mais cuidado em relação a segunda geração de descendentes de imigrantes”, explicou, indicando que as principais dificuldades deste grupo populacional é a questão laboral e de regularização no país de destino.

A entrada para o festival tem o valor de dois euros e o presidente da AIPA apelou à participação no evento que visa criar "uma corrente de valorização da diversidade cultural".

* Uma festa do paladar

.

Sem comentários: