10/11/2016

.
HOJE  NO  
"A BOLA"
País de Gales
Seleção vai usar braçadeiras negras para homenagear mortos da I Guerra Mundial

A FIFA rejeitou a petição da seleção do País de Gales para usar papoilas nas camisolas como forma de homenagem aos soldados mortos e feridos na I Guerra Mundial, pelo que os galeses decidiram, então, que vão jogar com fumos negros diante da Sérvia.

Além da Federação galesa de futebol (FAW), também as Federações da Irlanda do Norte, Inglaterra e Escócia pediram permissão ao organismo que gere o futebol mundial para utilizarem a tradicional ‘poppy’ nas camisolas durante este fim de semana, pedido esse que foi recusado, visto que a FIFA considera a papoila um símbolo de origem política.

«A Federação quer respeitar e honrar aqueles que lutaram e perderam a vida a lutar pelo seu país, mas não se pode arriscar a uma multa económica e à perda de pontos. No entanto, tal como fazemos todos os anos, recordaremos os mortos de outras formas», disse o diretor executivo da FAW, Jonathan Ford.

Uma outra forma de homenagem, além da braçadeira negra, será o mosaico gigante em forma de papoila que os espectadores do Cardiff City Stadium, onde no sábado o País de Gales vai receber a Sérvia, vão formar.

Já as Federações de Inglaterra e da Escócia decidiram que vão contrariar a proibição da FIFA e os seus jogadores vão mesmo usar a papoila no jogo entre ambas as seleções, que se disputa amanhã, no Estádio de Wembley. 
 .
* A FIFA pindérica não distingue uma manifestação política de uma homenagem a vítimas da guerra.

.

Sem comentários: