15/09/2016

.




1005
Senso d'hoje

MARISA MATIAS
EURODEPUTADA
BLOCO DE ESQUERDA
"ESTADO DA UNIÃO"



Jean-Claude Juncker esteve esta quarta-feira em Estrasburgo para falar sobre o estado da União Europeia. Depois da intervenção do presidente da Comissão Europeia, Marisa Matias exigiu falar de problemas “concretos” do espaço europeu e não continuar a fazer “listas de generalidades”.

A eurodeputada foi direta ao ponto. “A Alemanha viola o limite para os excedentes externos desde 2007 e já foi advertida em 2013. A Alemanha ignorou e o que fizeram? Aumentaram os excedentes para valores recorde. No entanto, todos sabemos que nunca haverá sanções para Alemanha. E porquê? Porque a Alemanha é Alemanha”, apontou Marisa Matias.

A ex-candidata presidencial falou depois do caso de França, parafraseando as próprias palavras de Juncker, que chegou a admitir que o Estado francês não era alvo de sanções por ser, precisamente, o Estado francês. “França teve um défice orçamental de 3,5% em 2015 e irá continuar a violar o limite do défice em 2016. E sabemos todos que não haverá sanções para França. E porquê? Porque França é França”, criticou, antes de apontar o exemplo português.

“Portugal sofreu um dos processos de ajustamento mais dolorosos de toda a União Europeia e de acordo com a Comissão Europeia vai reduzir o défice para valores abaixo do limite legal. No entanto, continuamos todos a discutir um processo vergonhoso de sanções para Portugal, nomeadamente em termos de corte dos fundos estruturais europeus. E porquê? Porque Portugal é Portugal”.

“Este é o estado da União Europeia que o senhor presidente ignorou no seu discurso”, continuou Marisa Matias. “Mas diga-me uma coisa: Não sente vergonha?”.

TEXTO: OBSERVADOR


.

Sem comentários: