15/09/2016

.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Japão: 
Ex-jornalista eleita líder 
do maior partido da oposição

Renho Murata, de 48 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo. Foi pivot de televisão e causou controvérsia ao revelar que mantinha dupla nacionalidade (Japão e Taiwan).

Renho Murata, de 48 anos, é a primeira mulher eleita para liderar o maior partido da oposição no Japão, segundo revela o diário "The Guardian".
 .
Conta a publicação que a antiga pivot televisiva, Murata impôs-se aos dois rivais na eleição para dirigir o partido de centro-esquerda poucas horas depois de gerar alguma polémica ao dizer que mantinha dupla nacionalidade - Japão e Taiwan -, embora antes afirmasse que renunciara à última ainda na adolescência. Murata nasceu em solo nipónico, mas é filha de pai de Taiwan e mãe japonesa.

A nova líder definiu como prioridade a recuperação do partido que deverá tornar-se uma alternativa ao Partido Democrático Liberal (LDP) que tem dominado no parlamento em coligação.
"Apelo a todos para que se juntem a mim na criação de um partido que não critica, mas apresenta propostas, de modo a que, um dia, possamos ser uma opção para os japoneses", afirmou, citada pelo "Guardian".

O diário relembra que Murata é a terceira mulher a chegar a um cargo de liderança na política japonesa - no passado mês de Julho coube a Yuriko Koike ser escolhida como líder autárquica em Tóquio e, no mês passado, Tomomi Inada, já apontada como possível candidata futura ao cargo de primeiro-ministro, foi escolhida como ministra da Defesa.

* A mulher japonesa a deixar de ser gueixa.

.

Sem comentários: