25/09/2016

.

ESTA SEMANA NO
 "SÁBADO"

Sócrates: 
"Quiseram isolar-me e conseguiram
 com a direcção do PS"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates voltou, este sábado, ao ataque, entre críticas à direcção do PS e ao juiz Carlos Alexandre, num almoço com cerca de 300 convidados. A iniciativa foi organizada por uma associação de apoio ao antigo líder do PS e contou com nomes como Paulo Campos, Renato Sampaio, Isabel Santos e Celeste Correia.
.
"Muitos quiseram afastar-me. Detemos-te, pomos-te na prisão, não dás entrevistas. O primeiro objectivo era, justamente, isolar-me da sociedade portuguesa. Porventura conseguiram esse objectivo com a direcção do Partido Socialista. Mas quero dizer-vos uma coisa,  não conseguiram afastar-me do coração dos militantes", disse no longo discurso de mais de 20 minutos, em que acabou por apontar o dedo aos órgãos dirigentes socialistas.

Mas o principal alvo do discurso de Sócrates, arguido na Operação Marquês, foi o juiz Carlos Alexandre, que o ex-primeiro-ministro acusou de não só ter "violado a questão da imparcialidade, mas o ponto da presunção da inocência". "O juiz já não existe", reforçou. Reagindo à entrevista à SIC onde o juiz disse não ter dinheiro em contas de amigos, Sócrates falou em "insinuação cobarde" e considerou que essa imputação que lhe é feita no processo é "falsa, absurda e injusta".

Antes das críticas ao juiz, Sócrates questionou a "legitimidade do Estado de Direito em prender e ao fim de dois anos não apresentar acusação". Para Sócrates, a resposta é "intuitiva" e "qualquer pessoa decente dirá não".

O antigo primeiro-ministro anunciou ainda, aos apoiantes, que não vai ficar em silêncio e que irá lançar um livro sobre teoria polícia, com apresentações por todo o País.

Antes destas declarações, o secretário-geral do PS, António Costa, disse que o partido respeita "muito a liberdade crítica" e negou que Sócrates seja uma voz incómoda para o PS. "O Partido Socialista há muito tempo que definiu uma regra que é não confundir o processo judicial que diz respeito ao engenheiro José Sócrates daquilo que é a actividade política normal do partido", disse, acrescentando desconhecer a agenda política do antigo primeiro-ministro.

* Enquanto no poder era prepotente, quis calar jornalistas, agora virou kalimero.

.

Sem comentários: