HOJE NO
"SOL"
Resultados e desempenho
dos alunos melhoraram
Os alunos portugueses melhoraram os resultados e o desempenho escolar, quando comparados a nível internacional.
Também as escolas inseridas em contextos sociais desfavoráveis
conseguiram melhorar os resultados dos seus alunos, destaca o Conselho
Nacional da Educação (CNE).
Mas esta tendência não se verifica a nível nacional. Ou seja, as
melhorias dos alunos e das escolas detetadas em estudos internacionais
não se verificam em Portugal, sublinha o último relatório do Estado da
Educação, hoje divulgado, que tem como tema principal o perfil dos
alunos.
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Esta “divergência” entre os resultados internacionais e nacionais
pode querer dizer, alerta o presidente do CNE, David Justino, “que nunca
tivemos tão bons alunos como os que têm passado pelas escolas nos
últimos anos”. Resta saber se, a nível nacional, “os estamos a tratar
bem e a educá-los melhor”. Uma responsabilidade que, sublinha David
Justino, “não é exclusiva da escola” lembrando que “parte significativa
das escolas portuguesas continuam a fazer a diferença, a contrariar os
determinismos sociais e a superar as melhores expetativas”.
O presidente do CNE e também ex-ministro da Educação explica ainda
que “a melhoria do desempenho médio dos alunos portugueses” se deve “à
redução acentuada do grupo dos alunos com piores resultados”. Ou seja,
“diminuíram as desigualdades educativas”, lê-se no relatório.
E o mesmo se aplica às escolas, tendo sido registado “um número
significativo de escolas inseridas em contextos sociais mais
desfavoráveis” que tiveram resultados acima da média do PISA, o maior
estudo internacional sobre educação. A percentagem de escolas, inseridas
em meios desfavoráveis, cujos alunos obtiveram resultados acima da
média “passou de 19% em 2003 para 34% em 2012”.
Outros fatores que podem ter contribuido para a melhoria dos
resultados dos alunos passam pelo aumento de professores motivados e
porque houve “uma clara redução do grupo de pais - especialmente das
mães - com baixa escolarização”, sublinha o relatório.
* Um dos principais obstáculos a melhor desempenho escolar reside na negligência parental, existem pais mais interessados no consumismo do que na atenção que devem prestar aos filhos.
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