07/09/2016

.
HOJE NO  
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Muro com quatro metros de altura vai
. separar França e Reino Unido

Construído em betão e com um quilómetro de extensão, o muro será decorado com plantas e flores para diminuir o seu impacto visual. As obras, anunciou o Reino Unido, arrancam no final deste mês, junto à estrada principal de acesso ao porto francês.

As autoridades britânicas de imigração anunciaram o início dos trabalhos para construir, na localidade francesa de Calais, um muro que impeça os refugiados e imigrantes ilegais de tentarem embarcar nos camiões TIR que fazem o percurso até ao Reino Unido.
.
No total, de acordo com o jornal The Guardian, a construção vai custar 1,9 milhões de libras (2,25 milhões de euros), um valor que será suportado pelo orçamento comum de segurança do Reino Unido e da França.

As obras para erguer a estrutura de betão – com quatro metros de altura e um quilómetro de extensão - começam no final deste mês, junto à estrada principal de acesso ao porto francês, procurando assim evitar a travessia do Canal da Mancha.

"As pessoas continuam a passar. Já fizemos as vedações. Agora estamos a construir o muro," afirmou esta terça-feira, 6 de Setembro, aos deputados o ministro britânico da imigração Robert Goodwill.


A estrutura, que será decorada com plantas e flores para reduzir o seu impacto visual, será erguida de ambos os lados da estrada onde os imigrantes têm tentado entrar nos veículos recorrendo a pedras, carrinhos de compras e até troncos de árvore para parar os camiões.

"Quando pomos um muro em qualquer local do mundo, as pessoas vão encontrar formas de o contornar. É um desperdício de dinheiro. Vai ser mais perigoso, vai aumentar os preços a pagar aos traficantes," considerou François Guennoc, do Auberge des Migrants (Albergue dos Migrantes, na tradução portuguesa), em declarações citadas pelo jornal britânico.

* Políticos paranóicos.

.

Sem comentários: