14/07/2016

.

HOJE NO 
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Quem fez o quê? 
A lista já vai em mais de 50 nomes

Quase todos vão ser chamados. Ex-ministros, ex-governadores, ex-presidentes da CGD, auditores externos e muitos mais

O PSD quer ouvir 43 pessoas e entidades na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) depois de escutados - este mês - o ministro das Finanças, o governador do Banco de Portugal (BdP) e o ainda presidente do banco.
 .
No requerimento entregue na comissão de inquérito, e apresentado aos jornalistas pelo coordenador do PSD nos trabalhos, Hugo Soares, são listadas as 43 pessoas e entidades a ouvir após as audições do ministro Mário Centeno, do governador Carlos Costa e do gestor José de Matos.

"Chamamos todos, sem exceção, os ministros das Finanças que tiveram a tutela da CGD" desde o ano 2000, vincou Hugo Soares: nesta matéria em concreto, são chamados ao parlamento Guilherme de Oliveira Martins, Manuela Ferreira Leite, Bagão Félix, Campos e Cunha, Teixeira dos Santos, Vítor Gaspar, Maria Luís Albuquerque e Mário Centeno.

São também chamados pelos sociais-democratas vários ex-presidente da CGD, administradores executivos da entidade, membros das direções centrais do banco e auditores externos, por exemplo.
Do banco central, o PSD quer ouvir, para além do governador, os vice-governadores Pedro Duarte Neves e José Berberan Ramalho bem como o antigo governador Vítor Constâncio.

"Não deixamos ninguém de fora daqueles que queremos ouvir. Não olhamos a partidos políticos, a questões politicas, fomos verdadeiramente transparentes e claros nos requerimentos que fizemos", advogou Hugo Soares, vice-presidente da bancada do PSD e coordenador "laranja" na comissão de inquérito.

O PSD apresentou também um outro requerimento pedindo acesso a documentação vária de apoio aos trabalhos e um outro texto pedindo uma auditoria externa e independente à CGD, que avalie, por exemplo, as "efetivas necessidades de capital e de injeção de fundos públicos".

Os pedidos do CDS
O CDS-PP quer ouvir na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) todos os ministros das Finanças desde o ano 2000 bem como os governadores do Banco de Portugal (BdP) desde então, Vítor Constâncio e Carlos Costa.

No requerimento a pedir as audições, hoje endereçado ao presidente da comissão e texto ao qual a agência Lusa teve acesso, é pedida também a audição no parlamento dos presidentes da Caixa desde o ano 2000, bem como de António Domingues, já indicado como futuro presidente executivo da entidade.
Auditores e vários outros responsáveis da CGD estão também na lista de personalidades que os centristas querem escutar na comissão parlamentar de inquérito.

Em paralelo, o CDS-PP pediu uma série de documentos à Caixa e ao banco central, nomeadamente os relatórios anuais e trimestrais da comissão de auditoria do banco público e as "auditorias e inspeções realizadas" pelo BdP ao banco.

Os pedidos do PS
O PS quer ouvir na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) os antigos ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque, e os socialistas solicitaram também documentos à Caixa, Governo e Banco de Portugal (BdP).

Os socialistas endereçaram um requerimento ao presidente da comissão parlamentar de inquérito, o social-democrata José Matos Correia, pedindo já algumas audições e vários documentos, texto a que a agência Lusa teve acesso.

Na parte das audições, os socialistas chamam nesta fase sete personalidades: o governador do BdP, Carlos Costa, o ainda presidente da CGD, José de Matos, e os antigos ministros do PSD Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque estão entre as escolhas do partido.

Também convocados pelos socialistas são três figuras ligadas à CGD: Eduardo Manuel Hintze da Paz Ferreira, presidente da comissão de auditoria do banco, Fernando Faria de Oliveira, ex-presidente do conselho de administração da Caixa, e Álvaro José Barrigas do Nascimento, também ex-presidente da administração do banco público.

O PS sublinha que poderá vir a aditar o requerimento hoje apresentado e incluir novos nomes.
Entre os documentos pedidos pelo partido estão, por exemplo, o plano de capitalização da CGD de 2012 e um parecer do BdP sobre esse mesmo plano.

Os socialistas, coordenados na comissão pelo deputado João Paulo Correia, querem também conhecer o "regulamento de concessão de crédito de elevado montante e políticas de gestão dos riscos de crédito" do banco desde o ano de 2000.

* Mais um imbróglio onde os portugueses pagam e não bufam e os responsáveis coçam a micose.


.

Sem comentários: