14/07/2016

.
HOJE NO    
"CORREIO DA MANHÃ"

França acusada de doping com Gurosan 

Medicamento foi inventado pelo avô de Joaquim de Almeida.  

Um dia de sol na primavera de 2003. Em Alfragide, é dia de rodagem do filme ‘Os Imortais', obra aclamada de António Pedro Vasconcelos. O ator Joaquim de Almeida é dos primeiros a chegar, pelas oito da manhã. Vai cumprimento o restante elenco e todo o pessoal da produção e, aos que vê com ar ensonado, dá um conselho: "estás com má cara, não queres tomar um Guronsan?". A piada repete-se e o jornalista pergunta a um outro ator: "mas porque é que é que ele insiste no medicamento?". "Ai não sabe? É que os pais dele são donos do laboratório que faz o Guronsan". 
.
ANTI-RESSACA
A resposta, apura-se mais tarde, não é totalmente exata. De facto, os pais do ator são ambos farmacêuticos e trabalharam durante anos no laboratório J.A.B.A., que criou o medicamento que promete ‘curar’ ressacas. Mas J.A.B.A. são as iniciais de José António Baptista d' Almeida, o avô do ator, também ele farmacêutico e responsável pela abertura da empresa, corria o ano de 1927. O Guronsan chegou ao mercado nos anos 1960 e ainda hoje faz sucesso. Em 2005, os laboratórios haveria de mudar de mãos e hoje fazem parte de uma multinacional italiana. 

Mas mudemos de assunto, ou antes, mudemos de ângulo, porque o assunto Guronsan está, surpreendentemente, na ordem do dia. 

Segunda-feira, 13 de junho de 2016. O jornal alemão ‘Bild’ diz que foram encontradas no balneário usado pela equipa francesa no Vélodrome de Marselha várias embalagens vazias de Guronsan. 

Falamos da meia-final em que a França bateu a Alemanha por 2-0. O periódico mais lido na Alemanha insinua que pode ser aberta uma investigação por doping. Isto porque um dos componentes principais do Guronsan é cafeína, que apesar de não ser proibida, pode ser considerada um estimulante. 

O jornal cita um especialista em doping, o professor Fritz Sörgel: "A cafeína ajuda ao desempenho físico e também aumenta as capacidades cognitivas, o que significa melhor velocidade de resposta". 

"Acusação sem fundamento" Informa a Autoridade Antidopagem de Portugal, num folheto que consta do seu site, que o Guronsan está incluído na lista de "Especialidades Farmacêuticas incluídas no Programa de Monitorização da Agência Mundial Antidopagem". 

Ou seja, o seu uso é monitorizado, mas não significa que possa ser considerado doping só por si. O CM falou hoje com Luís Horta, que até 2014 dirigiu a Agência Antidopagem. O especialista considera que as suspeitas alemãs são "completamente infundadas". 

"Desde o início deste século que a cafeína foi retirada da lista de substâncias dopantes. Já foi considerado doping, mas há muito que não é. O seu uso é monitorizado, até por questões estatísticas, mas há muito atletas que declaram o consumo de cafeína sem que isso implique qualquer punição". 

Ou seja, não é por aqui que os alemães podem encontrar explicação para não terem chegado à final do Euro 2016. 

*  Mais uma novela pós EURO16

.

Sem comentários: