13/07/2016

.

HOJE NO   
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Governo francês considera 
"escandaloso" Barroso no Goldman

"Escandaloso". É assim que o Governo francês apelida a ida de José Durão Barroso para o Goldman Sachs, apelando para que o ex-presidente da Comissão recue na decisão.

O ministro dos Assuntos Europeus francês, Harlem Desir, considera que a ida de Durão Barroso para o Goldman Sachs levanta questões sobre o conflito de interesses entre cargos na União Europeia e os papéis que podem ser assumidos após a passagem por Bruxelas.


"É um erro da parte de Barroso e é a pior imagem que um antigo presidente da Comissão pode dar ao projecto europeu, num momento da história em que este precisa de ser apoiado e fortalecido", defendeu esta quarta-feira, 13 de Julho, o responsável francês, citado pela Reuters.

O ministro, que falava no Parlamento francês, defendeu ainda que as regras sobre conflitos de interesse na União Europeia devem ser reforçadas para os responsáveis com cargos mais elevados.

Durão Barroso assumiu a presidência da Comissão Europeia em 2004, tendo permanecido à frente da instituição até 2014. O Goldman Sachs anunciou que o ex-primeiro-ministro português ia trabalhar na subsidiária Goldman Sachs International (GSI), em Londres, no dia 8 de Julho.

E, desde então, a polémica foi aumentando de tom. Ainda esta quarta-feira, Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, considerou que a ida de Barroso para o banco de investimento americano, apesar de não ser ilegal, é eticamente duvidosa.

* Nós também achamos escandaloso mas não pelas mesmas razões dos franceses, madame Lagarde sentiu que estava em fim de carreira ministerial e foi para o FMI. 
Para nós o escândalo vem da sabujeira que são as ligações patronais financeiras aos serventuários detentores de cargos políticos.

.

Sem comentários: