22/06/2016

.

HOJE NO  
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Jaguar exibido em cerimónia dos
 Jogos Olímpicos foi abatido a tiro

Jaguar Juma terá conseguido soltar-se no final do evento que marcava a passagem da tocha olímpica e foi abatido por um soldado

Um jaguar foi morto após ter sido exibido, acorrentado, ao lado da tocha olímpica numa cerimónia dos Jogos Olímpicos de 2016, na cidade de Manaus, Brasil.
 .
Segundo uma fonte do exército, que estava presente no local, o animal - uma fêmea chamada Juma - teve de ser abatido pouco depois do final da cerimónia de passagem da tocha olímpica por ter conseguido libertar-se e, em seguida, atacar um soldado. Os soldados dispararam quatro tranquilizantes, que não fizeram efeito, e um soldado acabou por dar um tiro ao jaguar.

Juma estava deitada no chão enquanto a cerimónia de passagem da tocha foi filmada. Antes do início do evento, os tratadores já lhe teriam dado tranquilizantes.

Os organizadores do evento já admitiram que foi um erro ter o animal na cerimónia. "A tocha olímpica é um símbolo de paz e unidade" e não deveria ter sido exibida "ao lado de um animal selvagem acorrentado", admitiu o comité do Rio 2016 num comunicado. "Garantimos que incidentes deste tipo não voltam a acontecer". A morte do jaguar foi entretanto condenada por vários grupos de defesa dos animais. "Quando vamos aprender? Animais selvagens em cativeiro, obrigados a fazer coisas que são assustadoras, por vezes dolorosas e nunca naturais são bombas-relógio", escreveu Brittany Peet, da PETA.

Já está online uma petição para "pedir justiça" pelo jaguar Juma, que conta com mais de 12 mil assinaturas.

O Instituto da Proteção Ambiental do estado do Amazonas revelou, segundo a agência Reuters, que a presença de Juma na cerimónia não tinha sido autorizada. "Não foi feito nenhum pedido para a participação do jaguar Juma no evento dos Jogos Olímpicos", afirmou a instituição, que garantiu que vai investigar o incidente.

A tocha olímpica vai passar por mais de 300 cidades do Brasil até chegar ao Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto. A mascote da equipa olímpica do Brasil é um jaguar amarelo chamado Ginga.

* Quanto mais pretensamente civilizados, mais bárbaros são os homens!

.

Sem comentários: