09/06/2016

. 
HOJE NO
"RECORD"

Federer mostra-se favorável 
à suspensão de Sharapova

Roger Federer demonstrou esta quinta-feira a sua concordância com o castigo aplicado à russa Maria Sharapova, suspensa por dois anos devido a um positivo por meldonium, dizendo-se apologista de uma política de tolerância zero quanto ao doping.
 .
"Só ouvi os títulos, não sou conhecedor de todos os pormenores, mas sou apologista de tolerância zero. É indiferente se foi intencional ou não, sinceramente não vejo a diferença. Precisas de conhecer o que vai para dentro do teu corpo, tens de ter 100% certeza do que estás a consumir, caso contrário estarás condenado", defendeu o número três mundial após a sua vitória sobre Taylor Fritz, no torneio de Estugarda.

O recordista de títulos do Grand Slam concedeu que Sharapova tem o direito de lutar pela sua despenalização, mas foi implacável com a russa, argumentando que, na sua opinião, não pode haver qualquer tolerância quanto ao doping.

"Mantenho a minha palavra: sou a favor que congelem amostras sanguíneas por dez, 15, 20 anos, para assustarem as pessoas que pensarem em dopar-se. É preciso assusta-las para que não se dopem, para que possam ser banidas retroativamente e para que percam os títulos", completou.

A tenista russa Maria Sharapova foi suspensa na quarta-feira por dois anos pela Federação Internacional de Ténis (ITF), na sequência do controlo positivo por meldonium no último Open da Austrália.

A antiga número um mundial e vencedora de cinco torneios do Grand Slam, que vai recorrer da sua suspensão ao Tribunal Arbitral do Desporto, alegou que tomava a substância desde 2006 para combater a predisposição genética para a diabetes, a falta de ferro, a deficiência imunológica e frequências cardíacas irregulares.

* Concordamos com Federer no que respeita a tolerância zero em atletas  dopados seja qual for a  substância. No que respeita a Sharapova não temos informação sobre as  circunstâncias clínicas que a levaram a tomar meldonium, quem o prescreveu e se a tenista precisava do produto  por  questões de  saúde.

.

Sem comentários: