HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Azeitoneira portuguesa esconde
. os caroços e ganha prémio mundial
Uma azeitoneira portuguesa chamada Oli, que
funciona simultaneamente como taça de servir azeitonas e depósito de
caroços, deu ao seu inventor, o designer Miguel Pinto Félix, o mais
prestigiado prémio internacional na área do design.
.
No
próximo dia 8 de Junho, em Como, Itália, o designer português Miguel
Pinto Félix vai ser galardoado com o mais prestigiado prémio anual que
premeia os melhores projectos na área do design a nível mundial.
Félix será distinguido com o grau "Platina" no A’Design Award & Competition, numa gala em que participam os vencedores de 88 países que participaram em 94 disciplinas diferentes, graças ao seu projecto Oli, uma azeitoneira que funciona, ao mesmo, tempo, como taça de servir azeitonas e recipiente para colocar os caroços. O autor justifica a criação desta peça numa perspectiva utilitária.
"Com um objecto visual minimalista que transmite graciosidade e leveza, alegria e sonoridade, de leitura universal, Miguel Pinto Félix marcou a diferença na vertente 'Bakeware, Tableware, Drinkware and Cookware Design' do prestigiado concurso A'Design Award", realça a empresa promotora da imagem do autor, em comunicado.
A Oli é um objecto em porcelana pintado de preto no exterior, completamente vidrado e dividido na horizontal em duas partes iguais, que pesa aproximadamente 430 gramas. A base é uma taça para servir as azeitonas e a parte superior é um depósito para os caroços, os quais são retirados através de uma tampa amovível que permite a limpeza da peça.
.
"O objectivo era criar uma azeitoneira que permitisse valorizar a azeitona, que neste caso é a forma por si só e, simultaneamente, evitar que os caroços perturbassem a aparência estética da peça", conta Miguel Pinto Félix, designer que vinca "a forma como se concilia a estética e a função, contendo simultaneamente as azeitonas e os caroços".
"Esta peça foi pensada por mim e para mim enquanto cliente, pois sempre achei que os caroços incomodavam quem gosta de comer azeitonas. É algo que pode ser escondido", considera o designer.
A Oli é comercializado por um preço que oscila entre 35 e 37 euros.
Miguel Pinto Félix é director de arte do estúdio MPFX design, instalado no Porto desde 1994.
* Os inteligentes investigam, criam, educam, trabalham bem, os espertos dedicam-se à governação.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário