11/04/2016

.

HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Banco Mundial
Procura de empréstimos próxima
 dos níveis da crise

Os níveis da procura de empréstimos junto do Banco Mundial estão próximos do período de crise, sobretudo devido às dificuldades sentidas pelos países em desenvolvimento para contrariarem a debilidade da economia à escala global.
.

Segundo revela o diário britânico "The Guardian", antes da reunião da Primavera marcada para Washington, no final desta semana, a instituição revela que espera superar os 150 mil milhões de dólares em empréstimos no período de quatro anos iniciado em 2013.

A sua estimativa de crescimento de 2,9% para este ano está mesmo ameaçada, após uma deterioração do clima económico registada desde o início do ano, aumentando a sua ajuda financeira quer aos países de classe média, quer aos menos desenvolvidos.

Dados do Banco Mundial revelam que os países em desenvolvimento, cujas economias se baseiam na exportação de matérias-primas, foram mais atingidos nos últimos dois anos devido à desaceleração chinesa, daqui resultando uma queda nos preços do petróleo e na indústria metalúrgica.

"Estamos numa economia global em que o nível de crescimento deve manter-se fraco, pelo que é de uma importância crítica que o Banco Mundial desempenhe o seu papel tradicional de ajudar os países em vias de desenvolvimento para que o crescimento seja acelerado", confessou Jim Yong Kim, líder da instituição bancária, citado pela publicação britânica.

"Temos uma oportunidade histórica de acabar com a pobreza extrema no mundo em 2030, mas a única forma de consegui-lo é se os países em desenvolvimento, com rendimentos baixos e médios, forem capazes de voltar ao caminho de crescimento mais rápido, contribuindo assim para ajudar os mais pobres e mais vulneráveis", acrescentou.

Lembra o diário "The Guardian" que "a crise global de 2008/09 levou à subida de empréstimos por parte do Banco Mundial junto de países com rendimentos médios e em dificuldades face à situação de queda do comércio e da produção industrial para níveis próximos dos que se registaram durante a Grande Depressão".

A procura de empréstimos registou queda dos 44 mil milhões em 2010 para os 15 mil milhões de dólares em 2013, embora o Banco Mundial revelasse uma subida para 23,5 mil milhões no ano passado e a chegada aos 25 mil milhões de dólares durante o curso deste ano.

* Quantos destes empréstimos não estarão em off-shores!!!

.

Sem comentários: