03/04/2016

.

 ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"
Orgasmos sem sexo

Momentos de êxtase sem toque nem rasto de erotismo? É possível. E estimulação a partir do ruído de uma lâmina ou de um aspirador, criando um efeito de formigueiro? Também. Bem-vindo ao surpreendente mundo do ASMR (sigla inglesa de resposta sensorial meridiana autónoma), que tem atraído as atenções no YouTube e foi alvo de um trabalho de investigação da Universidade de Swansea, do Reino Unido, publicado recentemente. 
 .
LINGAM
Os entusiastas dizem sentir algo semelhante a um "orgasmo cerebral", "pele de galinha" ou "descarga eléctrica". Começa pelo crânio, espalha-se pela cabeça, depois pelo pescoço, até chegar aos ombros. Estranho? Pois o meio para lá chegar é mais paradoxal: sons do quotidiano. Na maior parte das vezes são murmúrios ou ruídos de objectos que provocam o desejo de mais, como um vício. Mas só uma em cada mil pessoas é susceptível a estes estímulos, de acordo com o jornal espanhol El Mundo.

Internet facilita
Emma Barratt é licenciada em Psicologia Clínica e uma das pioneiras no estudo de um fenómeno potenciado pelo YouTube – há vídeos de sussurros com mais de três milhões de visualizações. A especialista começou a ouvir falar desta comunidade no início de 2014. "Um companheiro de casa viu vídeos no YouTube e fez-me perguntas sobre os milhões de espectadores que experimentavam formigueiros", conta à SÁBADO.

A ASMR e a popularidade da mesma intrigaram-na a ponto de desafiar Nick Davis, do departamento de Psicologia da Universidade de Swansea, para desenvolverem uma investigação. "Não me tinha apercebido de quão apaixonada era a comunidade ASMR até à recolha de dados", diz Emma. O professor Nick Davis admitiu à SÁBADO que desconhecia a realidade até Emma lhe mostrar os vídeos. 
 .
YONI
O trabalho consistiu num inquérito online a 475 indivíduos, dos quais 81% admitiram usar a ASMR para adormecer e 4% para acordar. Uma das coisas que mais surpreendeu Emma foi a boa disposição relatada pelos participantes. "Durou várias horas. Este efeito foi ainda mais forte em pessoas que têm ansiedade e/ou depressão." Contudo, ainda há muitas áreas vitais por estudar: por exemplo desconhecem-se as causas e o que acontece ao cérebro durante este processo.

5%
dos inquiridos no estudo universitário usam a ASMR para estímulo sexual, de acordo com o mesmo estudo.

* Para orgasmos  nós preferimos as prácticas seculares de maravilhosos resultados comprovados, as tântricas massagens "lingam" para os homens ou "yoni" para as mulheres são encantatórias, não morra sem experimentar e talvez até deseje morrer sob o seu efeito.

.

Sem comentários: