15/02/2016

.
HOJE NO    
"CORREIO DA MANHÃ"

Governo dos Açores favorece advogados 

Só advogados que não processaram governo se podem candidatar.

 Cada vez que o Governo Regional dos Açores contrata serviços jurídicos, recorre à sociedade Borges da Ponte, Linhares Dias & Associados, escritório onde o presidente do governo socialista, Vasco Cordeiro, estagiou como advogado e que era liderado pelo ex-deputado socialista Ricardo Rodrigues, de onde saiu em 1999. 
 .

As regras internas ditam que apenas sejam contratados advogados ou juristas que nunca tenham processado a administração pública regional. A orientação do presidente do governo encaixa assim neste e em poucos mais escritórios de advocacia dos Açores. 

Questionado pelo CM, Vasco Cordeiro nega qualquer tipo de favorecimento por já não ter "ligação a esse escritório de advogados" e por nunca ter sido sócio da referida sociedade. O presidente do governo regional explica ainda que, desde 2012, altura em que tomou posse enquanto presidente do XI Governo Regional dos Açores, foram contratados outros escritórios da região e do Continente. 

Contudo, o chefe do governo açoriano não esclarece se esses escritórios de advogados contam com o mesmo volume de contratos. Entre 2008 e 2012, o governo, empresas públicas e câmaras municipais açorianas (socialistas) celebraram vinte ajustes diretos com esta sociedade de advogados no valor de 1,1 milhões de euros. 

Vasco Cordeiro estagiou na sociedade de advogados entre 1998 e 2003, na mesma altura em que Linhares Dias, um dos atuais sócios do gabinete, era também advogado estagiário. Em dezembro de 2003, ao ser nomeado secretário regional da Agricultura e Pescas do VIII Governo Regional dos Açores, Cordeiro solicitou a suspensão da inscrição na Ordem dos Advogados. Ao CM, Ricardo Rodrigues, homem-forte do governo dos Açores até 2004, não quis fazer comentários sobre a contratação pública.

* Se a memória não nos falha Ricardo Rodrigues era um sr. deputado que subtraíu dois gravadores  a  jornalistas da SÁBADO em S.Bento. Os Açores são uma ilhas tão lindas, com homens e mulheres da cultura tão grandes e políticos tão fraquinhos.

.

Sem comentários: