15/02/2016

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Concessão de crédito automóvel atinge
. valor recorde em Dezembro

No último mês de 2015 foram concedidos um total de mais de 189 milhões de euros de empréstimos para a compra de carro revelam dados divulgados hoje pelo Banco de Portugal.

O último mês do ano passado, registou-se uma quebra ligeira no total de crédito aos consumidores concedido pelo sistema financeiro português. Dados do Banco de Portugal divulgados hoje indicam que em Dezembro foram concedidos pelos bancos portugueses e pelas instituições de crédito especializado cerca de 485 milhões de euros de crédito aos consumidores. Este montante representa uma quebra de 2,4% face aos mais de 497 milhões de euros concedidos no mês anterior.
 .

Foi notória uma diminuição nos montantes de concessão nas diferentes categorias de empréstimos. A única excepção foi o crédito para a aquisição de automóvel que nesse mês registou um incremento de 12,7%, para atingir um total superior a 189 milhões de euros. Em Novembro, o valor tinha-se fixado em 169 milhões de euros. O valor total do crédito automóvel concedido em Dezembro é o mais elevado desde pelo menos o início de 2013, período a que remonta o histórico disponibilizado pela instituição liderada por Carlos Costa.

De salientar que Dezembro é tendencialmente um período em que se vendem mais veículos automóveis, razão que poderá ajudar a explicar o acréscimo do montante da concessão de crédito com essa finalidade registado nesse mês.

Esse aumento segue ainda uma tendência par aa recuperação das vendas de automóveis registada no ano passado. Dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal apontam para um crescimento de 7,7% nas vendas de carros em Portugal no ano passado.

Em termos acumulados, o crédito automóvel concedido em 2015 ascendeu a 1,8 mil milhões de euros. Mais 40,7% face aos 1,3 mil milhões financiados em 2014.

Em termos globais, e apesar da quebra da concessão registada em Dezembro, o crédito aos consumidores ascendeu a perto de 5,1 mil milhões de euros, superando em 22,5%, o montante total concedido em 2014. 
Um aumento que acompanha a recuperação do mercado de crédito que se vem a sentir em Portugal.

* A recuperação do mercado de crédito de consumo não é a recuperação da economia, é endividamento!

.

Sem comentários: