12/01/2016

.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Portuguesa vence 
Prémio de Jornalismo Rei de Espanha

Catarina Gomes, do Público, é a vencedora com "Quem é o filho que António deixou na guerra?". Portugal volta a receber um prémio de imprensa 20 anos depois. Em rádio, repórter da TSF venceu em 2010.

O Prémio de Jornalismo Rei de Espanha 2015, na categoria Imprensa, foi entregue à jornalista portuguesa Catarina Gomes pelo trabalho “Quem é o filho que António deixou na Guerra?”, publicado no Público.
 .
“A reportagem narra com uma linguagem emocionante a história de António Bento e da sua busca pelo filho que teve juntamente com uma angolana durante a guerra. É uma história que ilustra a proximidade entre dois povos e o sarar de feridas passadas”, explicou o júri.

Esta é a 33ª edição do prémio que é organizado pela agência de notícias espanhola EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional. Há 23 anos que o prémio de imprensa não vinha para Portugal. Estávamos em 1993 quando o prémio foi atribuído à portuguesa Maria Augusta Silva, do Diário de Notícias, com o trabalho “Década do Cérebro”. Mas ainda em 2010 José Francisco Guerreiro, jornalista da TSF, venceu o prémio na categoria rádio com a reportagem “Missão Haiti”.

Este ano, cada vencedor vai receber uma escultura em bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios e uma verba de 6000 euros. Estavam a concurso seis trabalhos de jornalistas portugueses — dois na categoria imprensa, dois em televisão, um na categoria rádio e um na categoria jornalismo ambiental, esclarece o Público. No total, foram submetidos 185 trabalhos de 18 países.

* O trabalho vencedor é emoção permanente.


.

Sem comentários: