08/01/2016

.
HOJE NO    
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Narcotraficante "El Chapo" foi detido

O presidente mexicano anunciou, esta sexta-feira, que o narcotraficante conhecido como "El Chapo" foi detido pelas autoridades do país. Cinco pessoas morreram na operação de detenção.

"Missão cumprida: já o temos. Quero informar os mexicanos que Joaquín Guzmán Loera foi detido", escreveu Peña Nieto no Twitter. A informação foi também confirmada pela agência anti droga dos EUA, a DEA.

A operação de detenção do traficante, na cidade de Los Mochis, no estado de Sinaloa, desencadeou um tiroteio que acabou com a morte de cinco suspeitos e ferimentos num militar mexicano.
.
Segundo o comunicado da MArinha mexicana, "pessoal da infantaria da Marinha foi alvo de disparos por supostos membros da delinquência organizada" numa residência que cercaram após receberem uma denúncia onde se referia "a existência de um domicílio com pessoas armadas". Pelo menos um dos membros do cartel terá conseguido escapar.

"Na sequência desta ação foram apreendidos "quatro veículos [dois deles blindados], oito armas pesadas, uma arma ligeira, carregadores e munições que pelas suas características balísticas são de uso exclusivo das Forças Armadas" para além de um "lança-foguetes com dois tubos".

Em 2015, "El Chapo", líder do cartel de Sinaloa, escapou de uma prisão de alta segurança, através de um túnel, com a alegada conivência dos guardas.


No âmbito da investigação, um cunhado e um advogado do mexicano foram detidos, por alegada cumplicidade na fuga.

Guzmán foi capturado pela primeira vez na Guatemala em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão escapou pela primeira vez em 2001 da penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após nova detenção em 2014, numa ação que foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico da última década, foi colocado na prisão de Almoloya de Juárez, no estado do México (centro do país).

* Uma boa notícia.

.

Sem comentários: