28/01/2016

.
HOJE NO
 "OBSERVADOR"

IVA vai diminuir no bitoque. 
Na cerveja é que não

O IVA na restauração vai descer apenas para a comida e para os produtos de cafeteria. Nas bebidas, o IVA vai manter-se nos 23%. Mas há algumas excepções.

É possível que, a partir de julho, passe a pagar menos quando pedir um bitoque num restaurante. Isto se a restauração fizer incidir a descida do valor do IVA no preço final ao consumidor. 
 .
Mas o preço da cerveja que pedir para o acompanhar esse deve mesmo manter-se o mesmo. É que a descida do IVA para 13% será exclusiva para os alimentos e produtos de cafeteria vendidos nos espaços de restauração. No caso das bebidas, o IVA manter-se-á nos 23%, avança o Expresso.

De entre as bebidas, só mesmo o IVA do leite, café e água engarrafada é que vai diminuir. Todas as outras – desde bebidas espirituosas, aos simples sumos – terão o IVA atual de 23%. A descida prevista para a comida vai começar a ser posta em prática a partir de julho, mas o acerto dos preços será efectuado de forma faseada. É por isso que o leite, o café, e a água engarrafada só venham a pagar menos IVA a partir de 2017.

O Expresso explica ainda que esta é a estratégia do novo Governo para poupar na receita.

* Não acreditamos na redução de preços ao consumidor.

.

Sem comentários: