28/01/2016

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 
 DA MADEIRA"

Associação nacional quer criar 
Rota dos Vinhos da Madeira

A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) pretende criar uma Rota dos Vinhos da Madeira e, deste modo, contribuir para a promoção do enoturismo na região autónoma, informou hoje, no Funchal, a direcção do organismo.
.

"Fomos desafiados para estarmos na génese de uma Rota dos Vinhos da Madeira, uma instituição que organize a oferta enoturística e os demais produtos associados ao vinho", disse Maria de Lurdes Vaz, da direcção da AMPV, após um encontro com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Representantes da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal encontram-se na Madeira para promover encontros com entidades locais com vista à implantação de uma rota regional.

"A ideia associadas às rotas é o vinho ser um pretexto para trazer turistas ao território e depois organizar a oferta enoturística no seu conjunto", disse Maria de Lurdes Vaz, sublinhando que se trata de mais um "elemento agregador" da identidade nacional.

A responsável salientou, por outro lado, que o vinho já deixou de ser um "produto de segunda categoria", para ser agora um "factor predominante" nas economias locais.

Jorge Sampaio, da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, destacou, por seu lado, que o vinho Madeira é um dos "expoentes máximos" vitivinícolas do país, pelo que é "importantíssimo" criar uma rota regional.

Dois municípios madeirenses, Câmara de Lobos e São Vicente, são membros da AMPV.

* A associação acorda tarde mas vale mais tarde do que nunca

.

Sem comentários: