30/12/2015

.
HOJE NO   
"A BOLA"

Guarda, uma cidade bem preparada
 para a neve


A Câmara Municipal da Guarda apresentou, esta terça-feira, o Plano Operacional Municipal para episódios de Neve, o qual visa garantir uma «resposta adequada e articulada, de modo a evitar ou minimizar» consequências provocadas por este fenómeno meteorológico.

Na ocasião, o presidente da autarquia, Álvaro Amaro, garantiu que «a cidade está preparada, com meios materiais e humanos para enfrentar situações de gelo e de neve». O autarca informou que o dispositivo de intervenção foi reforçado, sendo agora constituído por 85 veículos e 191 meios humanos operacionais de diversas instituições e entidades - recorde-se que, no período homólogo anterior, era formado por 49 equipamentos e 143 homens.

A topografia da cidade, com muitos declives, sobretudo nos pontos mais elevados, é um dos problemas a que o documento pretende fazer face, nomeadamente porque, após uma tempestade, «fica rapidamente condicionada», obrigando a uma rápida intervenção para garantir corredores de acesso, nomeadamente às urgências da Unidade Local de Saúde, através da limpeza da Via de Cintura Externa da Guarda.

Neste particular, Álvaro Amaro lembrou que este ano «foram introduzidas algumas alterações importantes, nomeadamente na atualização de entidades e organismos de apoio, atualização de ruas a interditar e circuitos de intervenção».

Neve igual a desenvolvimento

Com estas medidas entende a Câmara que a cidade mais alta de Portugal está bem preparada para fazer face à queda de neve.

«A neve é sinónimo de desenvolvimento e não de constrangimento. Nevou na Guarda? Venham desfrutar desta beleza natural. Somos a cidade mais alta e mais formosa. Queremos mudar a ideia de que quando cai neve parece que veio uma desgraça que impede as pessoas de visitarem a Guarda. 

Queremos precisamente o contrário, queremos que as pessoas assimilem a Guarda como um destino turístico de inverno», defendeu Álvaro Amaro, concluindo:

«Queremos ser uma cidade preparada e não uma cidade bloqueada.»

* Desejamos sucesso.

.

Sem comentários: