22/12/2015

.


HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
PCP vota contra Orçamento Retificativo

O PCP vota contra a proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, discordando da solução de transferir para os contribuintes uma fatia substancial dos encargos com o Banif, disse à esta terça-feira Lusa fonte da bancada comunista. 
.

A proposta de Orçamento Retificativo foi aprovada na segunda-feira em Conselho de Ministros e é discutida e votada na quarta-feira, em plenário, na Assembleia da República. Em conferência de imprensa, pelas 13h30 horas, o líder parlamentar do PCP divulga a posição da sua bancada no que respeita ao Orçamento Retificativo e à solução encontrada para a venda do Banif. 

BE impõe condições à viabilização do Retificativo 
A porta-voz do BE impôs hoje condições para discutir a viabilização do Orçamento Retificativo, que se deve ao Banif, e que passam pela manutenção do Novo Banco na esfera pública e "uma nova lei de resolução bancária". A nova lei de resolução bancária proposta "deve retirar poderes ao Banco de Portugal, separando poderes de supervisão e de intervenção, e definindo o mandato da nova autoridade nacional responsável por uma intervenção sistémica que proteja o sistema bancário da degradação dos últimos anos", anunciou Catarina Martins, em conferência de imprensa, na sede do partido. 

Conselho de Administração demarca-se da solução encontrada para o banco 
O Conselho de Administração do Banif demarca-se, numa carta enviada aos colaboradores, da solução encontrada de venda do banco ao Santander, alegando que "não foi ouvido nem incluído nas negociações" desenvolvidas pelas autoridades. "A opção que agora foi encontrada pelas autoridades não é a solução deste Conselho de Administração, que não foi ouvido nesta decisão, nem incluído nas negociações que a concretizaram", lê-se na carta do Banif a que a Lusa teve hoje acesso. 

Deputados do PSD/Madeira com indicação para não votarem contra 
O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje ter dado indicações aos deputados do PSD/M na Assembleia da República para "não votarem contra" o Orçamento Retificativo. "Não votar contra o Orçamento Retificativo, foi essa a indicação que dei aos deputados uma vez que este Orçamento Retificativo vem resolver uma situação que para nós é muito importante, que é a manutenção dos depósitos e assegurar os depósitos no Banif e os postos de trabalho", afirmou o governante madeirense aos jornalistas antes da audiência para apresentação de cumprimentos de Natal ao presidente da Assembleia Legislativa da Madeira. 

Passos Coelho não teria solução diferente 
O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho admitiu hoje que não teria uma solução muito diferente para o Banif da encontrada pelo atual Governo, mas recusou "acusações de 'passa culpas'" e garantiu que o PS conhecia o problema do banco. 

Clientes ainda não podem utilizar balcões do Santander Totta 
O Santander Totta, que comprou o Banif no domingo, disse hoje que os clientes do banco resgatado "estão a usar os balcões normalmente, podendo realizar qualquer operação", mas que ainda não se podem deslocar às sucursais do banco espanhol. Em declarações à Lusa, um porta-voz do Santander Totta frisou que "os clientes do Banif estão a usar os 160 balcões e podem movimentar normalmente as suas contas", não podendo ainda "deslocar-se ao Santander porque ainda não houve uma migração operacional", até porque "só se passaram praticamente 24 horas desde a decisão da medida de resolução". 

Horta Osório defende auditoria externa 
O presidente do banco britânico Lloyds, Horta Osório, defendeu hoje a realização de uma auditoria externa que mostre aos portugueses o que aconteceu no Banif, considerando que é "um assunto chocante" que tem de ser "devidamente explicado". "Acho que é um assunto chocante e que tem de ser devidamente explicado", afirmou Horta Osório, em declarações aos jornalistas à margem do Conselho da Diáspora, que decorreu no Palácio da Cidadela, em Cascais. 

Marcelo Rebelo de Sousa acredita em "solução" para viabilizar Orçamento Retificativo 
O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje acreditar que o parlamento irá encontrar uma "solução" para viabilizar o Orçamento Retificativo, que se deve ao Banif, e evitar uma crise política que "é indesejável". "Não há condições neste momento para qualquer crise política, é indesejável e, certamente, o parlamento encontrará uma solução para viabilizar o Orçamento Retificativo, porque é uma questão muito importante para o país, porque tem a ver com a situação do Banif", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas. O candidato a Presidente da República, que visitou hoje as crianças da Aldeia SOS, em Cascais, disse ainda que "não é possível resolver a situação do Banif sem haver a aprovação do Orçamento Retificativo". 

* Não compreendemos a decisão do PCP, está em causa a banca portuguesa que tem de ser submetida a regulação diferente dada a incompetência do sr. Carlos Costa, mas a hora é de apagar o fogo, convém não regá-lo com gasolina.

.

Sem comentários: