26/11/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO  ECONÓMICO"

Bank of America vai parar 
a venda de dólares a Angola

O Bank of America vai deixar de vender dólares norte-americanos a Angola já no final deste mês, noticia a Reuters, citando duas fontes de casas de câmbio.
 .
A informação de que um banco norte-americano parará de fornecer dólares a Angola foi inicialmente dada pelo Rand Merchant Bank, instituição sul-africana que, nesse seguimento, afirmou que também pararia a troca de dólares com Luanda.

A medida irá, previsivelmente, aumentar a pressão sobre o kwanza, que, só este ano, já perdeu quase 30% da sua cotação oficial – e mais ainda no mercado secundário, nota a agência.

O Banco Nacional de Angola tinha referido no dia 5 que reduzirá a entrega aos clientes de “dinheiro vivo” em moeda estrangeira, além de limitar as transferências internacionais, numa tentativa de segurar o kwanza.

Segundo a Reuters, os analistas esperam nova desvalorização do kwanza. Nos últimos meses, o banco central angolano já desvalorizou a moeda angolana em Junho (6%) e Setembro (4%).

Angola vive uma crise económica, financeira e cambial, decorrente da quebra da cotação internacional do barril de crude, que fez cair para metade, no espaço de um ano, as receitas com a exportação de petróleo.

A venda de divisas do Banco Nacional de Angola, que vinha a crescer desde 2000, começou a cair em 2013.

* Angola está em crise porque as receitas mais importantes, petróleo, diamantes e outras são desviadas para os bolsos do zé du e seus apaniguados.

.

Sem comentários: