09/11/2015

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Ultraleves matam mais

O aumento do número de mortos e acidentes com ultraleves registados este ano (já com 8 vítimas mortais, contra 2 mortos de 2014) levaram o GPIAA - Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves – a alertar: os pilotos têm de ter maiores preocupações de segurança.
 .

 É mesmo recordada, na investigação a um acidente com dois mortos em abril de 2014, em Évora, a proibição das manobras acrobáticas com ultraleves. Segundo explicou ao CM Álvaro Neves, diretor do GPIAA, o aumento do número de acidentes e mortos está ligado ao facto de ter estado "14 meses sem investigadores. Perdeu-se o trabalho de continuidade, já que se esteve muito tempo sem produzir os relatórios fundamentais para a prevenção" 

Recebeu dois investigadores em agosto de 2014 e aguarda dois desde dezembro. "Com esta incerteza no governo não sei quando possam chegar...", lamenta. 80% das vítimas mortais em ultraleves são por erros humanos. "Implementam as próprias regras e temos de fazê-los adotar uma atitude diferente e mais segura", afirma Álvaro Neves.

* Quando se "Implementam as próprias regras" a anarquia torna as pessoas mais pesadas, caem e deixam de voar....

.

Sem comentários: