19/11/2015

.
HOJE NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Salário igual para homens e mulheres?
 Só daqui a 118 anos

As mulheres recebem hoje em dia salários que, em média, equivalem ao que os homens ganhavam há uma década atrás. E serão precisos mais 118 anos para que os dois géneros tenham remunerações iguais, de acordo com um estudo do Fórum Económico Mundial.
.
Segundo o Relatório de Desigualdade Global de Género 2015, cerca de 250 milhões de mulheres entraram no mercado de trabalho desde 2006.

“Mais mulheres que homens entraram em universidades em cerca de cem países, mas as mulheres só são maioria em cargos de chefia em muito poucos países”, afirmou Saadia Zahidi, uma das responsáveis pelo estudo, em comunicado. “Empresas e governos precisam implementar novas políticas para evitar essa perda contínua de talento e, em vez disso, utilizá-la para aumentar o crescimento e a competitividade.”

O relatório consideou as lacunas entre géneros em 145 países medindo factores que incluem oportunidades económicas, avanços na educação, presença política e saúde. Os países nórdicos concentaram as quatro pimeiras posições, tal como no ano passado. Os EUA ficaram com o 28º lugar, oito posições abaixo da marca de 2014, com uma “suave percepção de igualdades para trabalhos similares e mudanças em posições ministeriais”.

O Reino Unido subiu da 26ª para a 18ª posição, embora ainda não tenha retomado a posição que ocupava em 2006 (9º), primeiro ano em que o estudo sobre desigualdades de gênero foi publicado.
Mais de 80% dos países estudados registaram um progresso na participação na força de trabalho, com o Nepal a conseguir a melhoria mais significativa.

Os países com maior crescimento incluem Botswana, Nigeria, Espanha, Nicaragua e África do Sul. Os maiores avanços das mulheres em posições de gestão e liderança política foram verificados na Colômbia, no Gana e em França.

* Daqui a 118 anos celebraremos a paridade salarial se a espécie humana ainda existir.


.

Sem comentários: