19/11/2015

.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"

Papa afirma que num mundo em guerra 
as festividades de Natal soam a falso

O papa Francisco afirmou, numa homília no Vaticano, que as festividades de Natal soam a falso perante um mundo que escolheu "a guerra e o ódio".
  .
“Estamos perto do Natal: haverá luzes, festas, árvores iluminadas, presépios, (…) mas é tudo falso. O mundo continua em guerra, a fazer as guerras, não compreendeu o caminho da paz”, lamentou o pontífice, na homília da missa matinal, no dia em que foi instalado na praça de São Pedro um grande pinheiro para as festividades de Natal.

“Existem hoje guerras em toda a parte e ódio. (…) E o que resta? Ruínas, milhares de crianças sem educação, tantos mortos inocentes, tantos. E tanto dinheiro nos bolsos dos traficantes de armas”, denunciou o papa.

Para Francisco, a guerra é a escolha de quem prefere as “riquezas” ao ser humano.
“Os que lançam a guerra, que fazem as guerras, são malditos, são delinquentes”, reforçou o pontífice, defendendo que a atual situação do mundo não tem justificação.

“Devemos pedir a graça de chorar por este mundo, que não reconhece o caminho para a paz. Para chorar por aqueles que vivem para a guerra e que têm o cinismo de o negar”, acrescentou.
O pinheiro com 25 metros de altura instalado na praça de São Pedro é oriundo da terra natal do anterior papa e atual papa emérito Bento XVI, o estado da Baviera, no sul da Alemanha.

A árvore, que estará pronta a tempo do início do ano santo (Jubileu da Misericórdia) a 08 de dezembro, será enfeitada com ornamentos feitos por crianças com cancro que estão internadas em vários hospitais italianos.

Este ano, o presépio do Vaticano será composto por 24 figuras em tamanho natural, esculpidas em madeira e pintadas à mão.

No seguimento do estilo simples e fraterno do papa Francisco, ao lado das figuras habituais da história do nascimento de Jesus, a composição terá também esculturas de pessoas comuns, como um homem a ajudar uma pessoa idosa.

* O  papa Francisco esqueceu-se de acrescentar que o próprio natal é uma burla, não houve manjedoura em Belém, nem burro e vaquinha ou pastores, muito menos reis magos, múltiplas mentiras que os pais contam aos filhos apesar de  lhes exigirem que sejam verdadeiros.

.

Sem comentários: