18/11/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Família dos líderes do Estado Islâmico
 em fuga da Síria

As famílias dos líderes do ISIS estão a fugir da cidade síria de Raqqa, o bastião do movimento terrorista, após o robustecimento da ofensiva aérea da Rússia e da França. A notícia, avançada pela Bloomberg, baseia-se em informações de um grupo que monitoriza o conflito.
 .
De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que a agência de notícias cita, dezenas de famílias em busca de refúgio dirigem-se para Mosul, no Norte do Iraque, tomada pelo auto-proclamado Estado Islâmico há mais de um ano.

O observatório conta que pelo menos 33 combatentes do ISIS morreram nos três dias de ataque aéreo que se seguiram aos atentados perpetrados em Paris, na sexta-feira, e cuja autoria foi reclamada precisamente pelo movimento que reclama para si a constituição de um califado.

Na terça-feira, a Rússia anunciou a duplicação da escala dos seus ataques à Síria, tendo o presidente Vladimir Putin dado ordens para que o exército do seu país colabore com o francês, o qual deverá considerar como “aliado”.

O governo russo tem como motivação extra o atentado a um avião comercial de uma companhia nacional que viajava de Sharm el Sheikh para São Petersburgo. Caído sobre a península do Sinai, vitimou 224 pessoas, tendo a colocação da bomba sido reivindicada pela divisão do ISIS no Egipto. O Kremlin encetou mesmo uma cooperação com as autoridades egípcias, através dos respectivos serviços secretos.

Um professor de história e política internacionais no Graduate Institute, de Genebra, Andre Liebich, afirmou à Bloomberg que se as famílias estão em fuga, isto “confirma que é um movimento em declínio. Será um verdade revés para o seu prestígio, porque o que o tem apoiado é esta ideia de ser um califado em expansão”.

* Antes de se finarem ainda vão matar muito inocente, infelizmente. O sr. Presidente antes de finar o mandato ainda vai fazer muito mal ao país, infelizmente.

.

Sem comentários: