16/10/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
"Morte aos traidores"
 MRPP quer
 "correr com sociais-fascistas"

Há dirigentes suspensos que têm de prestar contas e o diretor do jornal foi substituído. Ninguém confirma se Garcia Pereira está entre os "social-revisionistas" 
 .
Um dos três textos que estiveram na origem na "suspensão" do secretário-geral do PCTP/MRPP, Luís Franco, e "dos membros do comité permanente do Comité Central" do partido - que em lado algum são identificados pelo nome - acusa-os de serem "sociais-revisionistas, sociais-fascistas e demais oportunistas que tomaram conta" do "quartel-general" do partido.
.
O artigo que parece saído de um jornal policopiado no Verão Quente de 1975, assinado por Espártaco, que será militante em Braga, termina com o "apelo aos militantes do partido e ao proletariado português para se empenharem denodadamente neste trabalho pela refundação do partido comunista operário português", correndo com aqueles membros das suas "fileiras". "Viva o partido comunista operário! Morte aos traidores!", remata Espártaco.
.
A reunião do Comité Central do MRPP, que teve lugar a 10 de outubro, "decorreu sob a direção da camarada Marta". Sem apelido. Também não são ditos os nomes dos militantes suspensos. A comunicação social avançou com o nome de Garcia Pereira, mas ninguém confirmou a informação. O DN procurou ouvir aquele que foi cabeça de lista pelo círculo de Lisboa, mas sem sucesso até ao fecho de edição. À Lusa, uma fonte do partido revelou apenas o nome do secretário--geral, Luís Franco, recusando-se a divulgar outros nomes. E o site do partido não tem essa informação.
.
Segundo a nota do Comité Central, foi convocado "o I Congresso Extraordinário do PCTP/MRPP, para os dias 29 e 30 de abril e 1.º de maio de 2016".
.
Espártaco questiona o facto de o PCTP/MRPP ter tido à sua disposição "800 mil euros" de subvenções públicas pelos votos alcançados em 2011. Este militante fala em "12 euros por voto obtido nas eleições legislativas de 2011 e durante quatro anos" que não se traduziram em resultados agora em 2015.
.
Para Espártaco, "os atuais responsáveis pelas finanças do partido devem apresentar o relatório e contas de todo o tempo em que dirigiram financeiramente o partido, entregando a pasta à nova comissão no prazo de 15 dias, sem prejuízo de entregar imediatamente à respetiva comissão financeira as contas bancárias e os dinheiros do partido".
.
De acordo com o comunicado final, "o Comité Central nomeou a comissão de finanças do partido, constituída pelos camaradas Sebastião, como secretário responsável, a camarada Marta e o camarada Conceição, este como tesoureiro".
.
No jornal online Luta Popular, "órgão central" do MRPP - cujos editoriais são assinados pelo camarada Arnaldo Matos, o histórico fundador do partido -, é possível perceber que um dos membros do comité permanente do Comité Central se chama "Sebastião" (que integra agora a comissão de finanças do partido).
.
Pelo comunicado final da reunião sabe-se que Carlos Paisana - que nunca atendeu o telefone ao DN, apesar das sucessivas tentativas -, diretor do Luta Popular online, foi substituído pelo "camarada Paulo", "sem prejuízo pela apresentação do relatório" que os militantes suspensos ficaram obrigados de apresentar até dia 20 "à camarada Marta".
.
No passado dia 18 de setembro, antes do arranque oficial da campanha eleitoral, o PCTP/MRPP comemorou 45 anos com um comício na Voz do Operário, em Lisboa, e em que Garcia Pereira foi o último a discursar. No entanto, dias depois, o partido rejeitava em nota enviada ao DN que o advogado fosse "líder do partido", como era identificada no jornal. "Tal como vimos incessantemente repetindo, Garcia Pereira é apenas membro do Comité Central e, no caso, primeiro candidato do partido pelo círculo de Lisboa nas eleições em curso, pelo que deverá ser corrigida, pelos meios adequados, essa falsa informação. Pela nossa parte, rejeitamos qualquer tentativa de os jornalistas ou órgãos de informação escolherem os dirigentes do PCTP/MRPP", lê-se na nota.
.
O partido que mostra a correspondência trocada por militantes no seu jornal, revela muito pouco da identidade dos seus dirigentes.

* Nós achamos que os miltantes deste partido deviam emigrar para a Coreia do Norte.

.

Sem comentários: