14/10/2015

.
HOJE NO
"DESTAK"

Crescimento económico baseado no consumo privado pode criar nova crise - Teodora Cardoso

A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, alertou hoje que o crescimento económico baseado no consumo privado, com diminuição da poupança e desequilíbrio das contas externas, pode criar as condições para uma nova crise. 
.
"Há o risco de esta política de crescimento de curto prazo voltar a revelar-se insustentável e voltar a criar as condições de uma nova crise, que seria resultado de um crescimento impulsionado pelo consumo privado e pela quebra de poupança, acentuando a contribuição negativa das importações e a deterioração da balança corrente", advertiu Teodora Cardoso, numa conferência de imprensa sobre a atualização do relatório 'Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2015-2019'.

A economista admitiu que "o regresso a uma política de estímulo ao consumo privado pode agravar o défice externo, agravando também o défice orçamental, com o grau de endividamento público e privado", alertando, assim, que a economia portuguesa ficaria "exposta de novo à falta de confiança dos mercados, o que se traduziria numa crise de financiamento". 

* Esta não é a primeira vez que a presidente do CFP faz o alerta, nós também alertámos várias vezes para o empobrecimento através do consumismo e a revista VISÃO também o fez há duas semanas atrás. Quanto mais consumirmos desnecessariamente mais pobres ficamos, este governo reeditou no último ano o desvario do "cavaquistão".


.

Sem comentários: