03/10/2015

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
13 mil condutores presos com álcool 

GNR e PSP apanham em média 709 bêbedos/dia ao volante. 

Quase 13 mil condutores foram já detidos este ano com taxa-crime de álcool – uma média de 47/dia. Trata-se de um aumento de 1900 casos em relação ao ano passado. PSP e GNR caçaram ainda outros 181 345 condutores com taxas de álcool entre os 0,20 e 1,19 g/l. 
 .
No total, em cada dia são apanhados 709 bêbedos ao volante. Segundo dados das duas polícias, recolhidos pelo CM, entre 1 de janeiro e quinta-feira (1 de outubro) a GNR deteve 8720 condutores e a PSP 4274. Estes tinham uma taxa-crime de álcool igual ou superior a 1,20 g/l. 

É, respetivamente, um aumento de 1700 e 207 detidos em relação ao mesmo período de 2014. "São números que preocupam e nos levam a reforçar as operações de prevenção. O álcool ao volante, a par do excesso de velocidade e da falta de cinto de segurança, é das principais causas de acidentes mortais", afirma ao CM fonte da GNR. 

A GNR está ainda preocupada porque 39% dos condutores que apanharam em excesso tinham taxa-crime de álcool. "É uma proporção muito elevada e que merece reflexão e, provavelmente, um agravamento da penalizações", defende. 

* Consideramos que tanto borracho ao volante não há prisões que cheguem, propostas:
1 -  Confisco da licença de condução por seis meses  logo à primeira fiscalização. Humilhação pública com uso de t-shirt obrigatório com os seguintes dizeres: "EU CONDUZO  BÊBEDO"., durante seis meses.
2 - Confisco de licença de condução por ano e meio à segunda fiscalização. Humilhação pública com uso de t-shirt obrigatório com os seguintes dizeres: "EU CONDUZO  BÊBEDO",  durante ano e meio.
3 - Prisão efectiva de 1 ano à terceira fiscalização.
Um condutor bêbedo é um propenso  homicida premeditado, não há que ter contemplações. 
Se o legislador contemporizar com a  situação noticiada é porque se calhar ainda existem na AR elementos que não se importam de  conduzir sob o efeito do álcool.

.

Sem comentários: