30/10/2015

.
HOJE NO
"A BOLA"
Sindicato dos Jogadores ofereceu
. manuais escolares a jovens refugiados
.
Abel Xavier, antigo internacional português, e Matilde Fidalgo, capitã do Futebol Benfica, estiveram esta sexta-feira no Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas, em Chelas, para entregar manuais escolares a 19 jovens refugiados, oriundos de países como Mali, Nigéria e Paquistão.

A iniciativa, promovida pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), está inserida no âmbito da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto e cumpre, segundo Joaquim Evangelista, «o dever de cidadania do Sindicato».

«Num momento tão difícil para a Europa, esta ação é reveladora da importância do futebol e do seu papel transversal na sociedade. Mais do que as palavras são os gestos que fazem a diferença. Outras iniciativas se seguirão. Vamos oferecer equipamentos, bolas... o que estiver ao nosso alcance», afirmou o presidente do SJPF.

Abel Xavier, um dos embaixadores da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto, destacou a educação como parte fundamental «na formação do ser humano», mostrando-se «muito orgulhoso» por fazer parte desta iniciativa.

«Não podemos descurar o que se passa à nossa volta. Independentemente da nossa profissão ou visibilidade, devemos sempre contribuir. Acredito que com pequenos gestos podemos atenuar este afastamento da língua que existe à chegada destes jovens a um país desconhecido. Foi gratificante ver o brilho nos olhos deles», salientou o ex-internacional português.

«Uma pessoa formada tem outra capacidade de enfrentar o Mundo. Estas pessoas querem esturdar, querem construir um futuro melhor, e o facto de podermos ajudar um bocadinho a que isso aconteça é ótimo», acrescenta, por sua vez, Matilde Fidalgo. 

* Futebol solidário.

.

Sem comentários: