20/10/2015

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HOJE NO
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DECO chumba a forma como cinco dos
. principais bancos aconselham os clientes

Face aos resultados, a DECO questiona se os funcionários estão mal informados sobre os produtos que recomendam.

Os bancos falham nas recomendações aos clientes que procuram soluções de poupança para a reforma, detectou a DECO através de um estudo que envolveu 50 balcões das cinco principais instituições financeiras a operar em Portugal.
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O estudo, que vai ser publicado na próxima edição da revista PROTESTE INVESTE, recorreu a um “cliente-mistério” de 40 anos que pediu, em Setembro, sugestões de produtos para aplicar 5.000 euros para a reforma juntos dos balcões da Caixa Geral de Depósitos, BPI, Millenium BCP, Novo Banco e Santander Totta, em dez cidades.

Os bancos deveriam aconselhar a subscrição de um Plano Poupança Reforma (PPR) sob a forma de fundo com componente de acções ou optar por um fundo imobiliário misto ou de acções no caso de aceitação do risco, aconselhando ainda a aplicação de uma pequena parte em liquidez como fundo de emergência.

Mas todos sugeriram produtos desadequados, segundo a associação de defesa dos consumidores.
O conselho mais comum foi um depósito normal, cujas taxas de rendimento actuais são de zero ou próximas de zero, o que leva a DECO a considerar tal recomendação “no mínimo, desastrosa”, para um investidor com 40 anos.

Outro erro detectado pela DECO foi a sugestão de colocar o dinheiro em produtos financeiros complexos que podem ter acções, matérias-primas ou índices bolsistas e “exigem um bom conhecimento do perfil do cliente”, de acordo com as directivas comunitárias.

O BPI foi o banco que mais vezes recomendou os PPR sob a forma de fundo, adequados à faixa etária do “cliente mistério”, mas tentou também vender um fundo que não era indicado.

A Caixa Geral de Depósitos tentou vender indiscriminadamente produtos complexos, uma prática seguida igualmente pelo Millenium BCP, que recomendou também produtos de capital garantido e baixo risco.

O Novo Banco apresentou “uma estratégia comercial bastante defensiva”, propondo apenas produtos com capital garantido desadequados a uma poupança de longo prazo e o Santander Totta recomendou essencialmente depósitos em campanha, de curto prazo ou depósitos indexados para o médio prazo.

Face aos resultados, a DECO questiona se os funcionários estão mal informados sobre o tema da reforma e os produtos que estão a recomendar ou, “na pior das hipóteses têm de cumprir metas nas instituições onde trabalham”, e pede mais atenção ao Banco de Portugal.

* É óbvio que os funcionários bancários se não quiserem perder o emprego obedecem e obedecer é, neste caso, vender o produto que dê mais lucro ao banco. Os interesses dos clientes vêm depois.

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