13/09/2015

.

ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

 O que vai mudar no próximo ano lectivo?

Segundo os dados do Ministério da Educação, 5878 estabelecimentos de ensino recebem esta semana cerca de 1,2 milhões de alunos que começam o ano lectivo de 2015/16. Entre os dias 15 e 21 de Setembro (a data de início é escolhida pelos directores escolares), arrancam as aulas por todo o país e este ano, registam-se algumas mudanças. 
.
Os alunos que frequentem desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade poderão ter aulas de latim e grego, devido a um novo projecto de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas.

No 1º ciclo, os alunos que entrem no 3.º ano terão aulas obrigatórias de inglês. Também quanto a esta disciplina, os alunos do 9.º ano farão o teste concebido pela Universidade de Cambridge e este passará a contar para a avaliação. O peso desta prova na classificação final será determinado por cada escola.

Quanto ao ensino secundário, 400 alunos do 10.º ano dos cursos Científico-Humanísticos, em 21 escolas, vão poder aprender mandarim.

As mudanças no modelo de financiamento do ensino artístico especializado estão a afectar o início do ano. Visto que só no final de Setembro é que as escolas saberão quanto lhes será atribuído no concurso para atribuição de verbas, algumas decidiram construir as turmas dos cursos gratuitos de dança ou música sem saber se poderiam manter todos os alunos inscritos. Já houve algumas famílias que foram informadas da retirada dos seus filhos das turmas.

Do lado dos professores, apesar de o concurso de colocação estar quase terminado, ainda há 584 horários por preencher

* Educação, um sector primordial arruinado.

.

Sem comentários: