21/09/2015


HOJE NO
  "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Tsipras tomou posse como 
primeiro-ministro

O anúncio dos membros do seu segundo Governo deverá ser feito na quarta-feira.
.
O Syriza venceu as eleições legislativas antecipadas de domingo com 35,47% dos votos e 145 lugares no parlamento e formará Governo com os nacionalistas Gregos Independentes, que alcançaram 3,69% dos votos e 10 lugares.
 .

As duas formações ficam com 155 lugares, num parlamento de 300 deputados, uma maioria suficiente para repetir a coligação formada em janeiro.

O líder do Syriza afirmou que o principal objetivo dos primeiros meses de Governo será restabelecer a estabilidade económica e o funcionamento dos bancos.

Esta segunda-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou Alexis Tsipras pela vitória nas legislativas e prometeu cooperar estreitamente com o Governo grego quanto às crises da dívida e dos refugiados, disse o seu porta-voz.

"Naturalmente que o Governo vai trabalhar estreitamente e num espírito de parceria com o novo governo grego", disse Steffen Seibert à imprensa. "Esta oferta aplica-se tanto a ultrapassarmos em conjunto a crise da dívida como aos desafios colocados pela situação dos refugiados, que exige respostas comuns", acrescentou.

A Grécia, em crise económica há cinco anos, assinou em julho um terceiro acordo de resgate em troca de reformas. O país é, por outro lado, aquele que mais migrantes tem recebido nos últimos meses, dada a proximidade das suas ilhas das costas da Turquia.

* Contra os troianos disfarçados de gregos, contra as sondagens fidedignas, faltou muito pouco para Tsipras dar uma banhada, aqui no blogue estamos contentes, já nos abespinhámos com ele por ter cedido ao dinheiro, mas verdade é que todos cedemos, duma maneira ou doutra e Tsipras, parece-nos, não meteu nenhum ao bolso.
Mas a vitória é dos gregos.

.

Sem comentários: