01/09/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Portugal teve défice de 4,9% 
no primeiro semestre 

O défice orçamental deverá ter ficado nos 4,9% do PIB no primeiro semestre deste ano, segundo as contas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que considera que este desempenho "evidencia riscos" para o cumprimento da meta anual, de 2,7%. 


Na sua nota sobre a execução orçamental até julho, a que a Lusa teve esta terça-feira acesso, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas), "o défice das administrações públicas se tenha situado entre os 4,4% e os 5,4% do PIB [Produto Interno Bruto] no primeiro semestre de 2015", ascendendo o valor central da estimativa a um défice de 4,9% do PIB.

Para os técnicos independentes que apoiam o parlamento, esta evolução do défice orçamental "evidencia riscos para o cumprimento do objetivo definido para o conjunto do ano (2,7% do PIB ou 2,8% em termos ajustados)".

* A euforia politiqueira do governo volta a esbarrar nos números da UTAO, já é hábito, resta saber se nas eleições de Outubro o povo português pune tanta mentira governativa.

** Voltámos de férias e também a destacar e a comentar 11 notícias de jornais diferentes. Ajude-nos, comente também as notícias editadas, obrigada.


.

Sem comentários: