17/09/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Professora universitária francesa
. recusa-se a dar aulas a estudantes
. com véu

As estudantes muçulmanas foram para casa. A professora diz-se "feminista", e considera o véu "um símbolo de submissão".

Uma professora de direito no Instituto Universitário de Tecnologia de Sceaux, perto de Paris, em França, recusou-se a dar uma aula num auditório onde estavam presentes três estudantes muçulmanas que usavam o véu, um hijab que lhes cobria os cabelos e o pescoço.
.
COM DIREITO À FACULDADE

De acordo com o jornal francês Le Figaro, a professora de direito privado ia dar aula esta quarta-feira de manhã, mas não entrou no auditório com os estudantes. "A professora ficou lá fora, não sabíamos o que estava a dizer. Parecia que se passava algo estranho, tinha um ar nervoso", contou uma aluna de primeiro ano ao jornal Figaro. Algum tempo mais tarde, "cerca de vinte minutos", a professora entrou na sala e anunciou que não ia dar a aula.

A professora terá dito que era "feminista" e considerava o véu "um símbolo de opressão", pelo que não lecionaria perante as estudantes que o usavam. As alunas recusaram-se a tirar o véu, e a docente terá decidido anular-lhes a aula. De acordo com a estudante que falou ao Figaro, a professora acabou por ser convencida a dar a aula por outros alunos, mas as estudantes que usaram o véu "não ficaram para a aula".
.
TERÁ DIREITO À FACULDADE?

O acontecimento gerou raiva nas redes sociais, com estudantes e ativistas franceses a manifestar-se contra a decisão da professora de não dar a aula. "Sou feminista, por isso recuso a algumas mulheres o direito ao ensino superior", ironizou uma internauta. Outra comentava: "Pagam-te para dar aulas de direito, não para nos fazeres um 'remix' de 'Não toques na minha filha' em versão feminista islamofóbica". E havia ainda quem alertasse: "A todos os estudantes, o véu é permitido na faculdade. Se forem testemunhas ou vítimas de discriminação, falem. Não deixem passar".

* Se a lei francesa permite o uso do véu a professora esteve mal, porque a lei emana do parlamento que é uma instituição laica e dá "abébias" religiosas.
Mas é verdade o que disse, o véu é um símbolo de ultra-submissão e não devia ser permitido o uso em estabelecimentos de ensino laico. Se um aborígene fosse para uma faculdade francesa seria autorizado a entrar com os seus trajes habituais?

.

Sem comentários: