02/09/2015

.


HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Menos área ardida em 2015 

Proteção Civil destaca “resposta notável” do dispositivo de combate.

Apesar do considerável número de ocorrências entre janeiro e agosto – 14 374 incêndios –, a Proteção Civil considera que o dispositivo de combate às chamas teve uma "resposta notável", que resultou na diminuição da área ardida – menos 35 por cento do que a média dos últimos 10 anos. 
.
O mês de agosto foi aquele que registou mais incêndios (4265). José Manuel Moura, comandante da Autoridade Nacional de Proteção Civil, salientou o "excessivo" número de ignições e elogiou a atuação do dispositivo de combate. "Todos aqueles que são mobilizados para o combate têm tido uma resposta muito significativa, com muita competência, e só isso tem permitido não termos áreas ardidas similares a anos com severidade como a deste ano", adiantou o responsável. 

A primeira quinzena de agosto foi a mais complicada. Teve 26 por cento do total de ocorrências de incêndio e 40 por cento da área ardida. A chuva dos últimos dias e a baixa das temperaturas em algumas zonas do País fizeram diminuir o número de fogos, dando algum descanso aos bombeiros. 

* Por aqui não se deitam foguetes porque o comunicado é manco, até parece fabricado para "suavizar" a péssima gestão da tutela. O que custava aos autores do relatório terem indicado o total de área ardida ano a ano, seriam só dez linhas de texto mais. 
Honra aos bombeiros que "deram o litro".

.

Sem comentários: