09/09/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

Yazaldes Nascimento arrisca suspensão

Yazaldes Nascimento está em risco de ser suspenso por ter falhado, por três vezes, no prazo de 18 meses, o envio atempado da sua localização à Autoridade Antidopagem (ADoP). Os atletas de alta competição são obrigados a indicar, a cada três meses, os seus locais de residência e de treino e um período diário de 60 minutos durante os quais poderão ser alvo de um controlo antidoping surpresa. 
 .
O velocista do Benfica, finalista no último Europeu de Zurique’2014 e que esteve no recente Mundial de Pequim, atrasou-se no envio desses dados e sujeita-se agora a uma suspensão que, segundo o regulamento, pode ir de um a dois anos, tratando-se de uma primeira infração. No entanto, ao que apurámos, o atleta tem várias atenuantes, que já apresentou superiormente, após o regresso do Mundial e antes de seguir para férias no estrangeiro, mantendo-se desde então incomunicável. 

Segundo o seu treinador, João Abrantes, tratou-se, acima de tudo, de "esquecimento" e "pouco cuidado" do atleta neste importante pormenor burocrático a que, por lei, é obrigado. "Ele não falhou nenhum controlo antidoping e foi sujeito a vários ao longo da época, tanto após as provas como de surpresa", explicou João Abrantes. "Foi, sim, desleixo da parte dele e também algum azar, pois, segundo sei, os avisos da ADoP chegaram-lhe às mãos demasiado tarde e uma ou outra vez o seu atraso no envio da informação foi de minutos", acrescentou o técnico, esperançado que as justificações do atleta determinem uma atenuação da pena. "Seria bem mais grave se ele não estivesse nos locais que havia indicado quando as brigadas do controlo lá se deslocassem."

Segundo se refere no site da ADoP, "o envio fora do prazo poderá ser considerado como uma falta menos grave do que a ausência de envio, no âmbito de um eventual procedimento disciplinar". E é também com base neste passo da regulamentação que João Abrantes espera que a suspensão de Yazaldes Nascimento, a existir, seja breve e não venha a ter efeitos na próxima época e na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

* Tolerância não é permissividade.
.

Sem comentários: