18/07/2015

.


587.
Senso d'hoje

DONALD TUSK 
PRESIDENTE DO 
CONSELHO EUROPEU
COMO ENCOSTOU MERKEL E 
TSIPRAS À PAREDE 

"Houve um momento em que senti que o risco estava próximo e era real. Eram cerca das sete horas da manhã, quando ambos – Merkel e Tsipras – quiseram uma pausa. Para mim, era absolutamente claro que seria o fim das negociações. Na verdade, eles queriam parar a cimeira, mas não estavam prontos para dizer 'isto é o fim', e aquilo foi uma desculpa" 

"Mas foi muito espontâneo. É também por isso que era tão perigoso, porque era uma reacção autêntica, era fadiga, e irritação também. Estavam ambos absolutamente certos de que se haviam comprometido demais".

"No final, a discussão era sobre quanto dinheiro - dinheiro virtual - do fundo de privatizações iria para investimento e quanto iria para a dívida. A posição da chanceler era de 10 mil milhões para investimento, e a de Tsipras era de 15 mil milhões. E a proposta era de 12,5 mil milhões para investimento. Para ambos, a diferença era de cerca de 2,5 mil milhões"

"Eu disse-lhes: 'Se vocês pararem estas negociações, estou pronto para dizer publicamente que a Europa está à beira da catástrofe por causa de 2,5 mil milhões de euros’".

* Excertos de entrevista ao "FINANCIAL TIMES"  


.

Sem comentários: