02/07/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Cultivo de coca na Colômbia 
aumentou em 2014

Segundo o relatório de "Monitorização do cultivo de coca em 2014", elaborado em conjunto pelo Gabinete da ONU contra a Droga e o Crime (UNODC) e pelo Governo colombiano, a produção de cocaína também aumentou 52%.
 .

A produção potencial de cocaína aumentou de 290 toneladas para 442, refere o documento, apresentado em Bogotá.

O relatório anual de monitorização do cultivo de coca na Colômbia é baseado na recolha de imagens por satélite.

O documento deste ano mostra que o cultivo de coca decresceu em algumas áreas do país, nomeadamente nas Amazonas, Orinoco e Sierra Nevada, e aumentou em outras.

O valor da produção da folha de coca e de derivados de coca (pasta de coca e cocaína) também subiu 40%, passando de 292 milhões de dólares em 2013, para 408 milhões de dólares em 2014.

Aquele valor é equivalente a 0,3% do PIB da Colômbia e a 3% da quota do PIB relacionado com a agricultura.

O documento revela também que o número de famílias envolvidas no cultivo de coca aumentou 6,4% entre 2013 e 2014, passando de cerca de 60 mil para 64.500.

A renda mensal auferida por aquela atividade também registou um aumento de 11,5%, passando de 1,040 dólares para 1,160 dólares.

Para o diretor do UNODC naquele país, Bo Mathiasen, os resultados revelam que o "problema do cultivo ilícito e a produção de drogas na Colômbia prosseguem".

"O cultivo ilícito não traz desenvolvimento positivo para as comunidades. Por isso, a UNODC encoraja o Governo da Colômbia a aumentar o programa de desenvolvimento alternativo do país", disse.

Entre as possíveis razões para o aumento da área de cultivo, o responsável apontou para a rentabilidade da folha de coca, que em 2014 aumentou 42%, e as expetativas dos camponeses que a cultivam.

Nos últimos 11 anos, o Governo da Colômbia tem desenvolvido projetos destinados a agricultores, que dependem do cultivo de drogas, para arranjarem rendimentos alternativos.

O projeto já envolve 180 mil famílias, que passaram a obter uma fonte lícita de rendimentos.

* A miséria aniquila os escrúpulos

.

Sem comentários: