02/07/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Suíça, Grécia e Itália integram top 10 
das piores economias de 2015

Com um crescimento do PIB português projectado para 1,8%, Portugal fica em 17.º lugar, numa lista de 47 países. Com crescimento negativo, destacam-se quatro países: Ucrânia, Rússia, Argentina e Brasil. A Ucrânia e a Rússia liderarão a lista das piores economias de 2015, segundo as previsões de um grupo de economistas citados pela Bloomberg.

Com uma economia sob elevados níveis de tensão, o governo de Kiev verá o seu PIB contrair 4%, no quarto trimestre deste ano, comparativamente aos valores alcançados durante o mesmo período no ano anterior. 
.
Um fraco desempenho que se estenderá à vizinha Rússia, que conquista o segundo lugar desta lista com a ajuda do conflito com a Ucrânia pela disputa de territórios e as consequentes restrições internacionais e do abrandamento das exportações de petróleo. Para a Rússia a variação negativa do PIB será de 3,5%.

No top 10 das nações com pior crescimento económico listam também o Brasil (3.º, com uma contracção de 1,6%), a Argentina (4.º, que regista um crescimento negativo de 1,5%), Suíça (5.º), Croácia (6.º), Sérvia (7.º), Grécia (8.º), Itália (9.º) e Cazaquistão (10.º).

O crescimento passa a ser positivo com a economia suíça, com uma projecção de 0,1%. Recorde-se que a economia suíça enfrenta actualmente um período conturbado com a decisão do Banco Central suíço de abandonar a taxa mínima de câmbio em relação ao euro, a 15 de Janeiro deste ano.

A forte valorização do franco suíço em relação ao euro, moeda dos maiores parceiros comerciais do país, está a afectar tanto as empresas exportadoras como o sector do turismo, que vê assim os seus clientes afastados para uma concorrência mais barata na zona euro.

Também o impasse e incerteza dos últimos dias sobre um Grexit [saída da Grécia da Zona Euro] poderão alterar o 8.º lugar da Grécia, cujos indicadores foram analisados até Abril, e desacelerar o já débil crescimento helénico.

Portugal está em 17.º lugar na lista dos 47 países com pior crescimento económico para 2015. Apesar da posição, esta projecção aponta para um crescimento do produto interno bruto (PIB) português em 1,8%, o que representa uma variação de 0,4% em relação ao resultado alcançado no primeiro trimestre deste ano. Estas estimativas estão em linha com as projecções do Governo, que apontam para taxas de crescimento em Portugal este ano entre 1,5% e 2%.

Das economias economias orientais emergentes chegam os países a registar o maior crescimento económico, com a Índia a apresentar um crescimento de 7,5%, a China de 6,9%, o Vietname 6,1%, as Filipinas de 5,7% e a Indonésia de 5,4%.

* Espantemo-nos com os asiáticos no 5 primeiros lugares e o Brasil, o terceiro a contar do fim.


.

Sem comentários: