07/07/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Sauditas investem nove mil milhões
 na Rússia

Num forte sinal de reaproximação política entre Moscovo e Riade, um fundo soberano saudita decidiu investir cerca de nove mil milhões de euros (10 mil milhões de dólares) na Rússia.


O fundo de investimento público assinou um acordo com o Russian Direct Investiment Fund (RDIF) naquele que é o maior investimento directo estrangeiro alguma fez feito na Rússia, afirmou o RDIF em comunicado, citado pelo Financial Times.

"Os primeiros sete projectos já receberam aprovação preliminar e esperamos fechar mais 10 antes do fim do ano", disse Kirill Dmitriev, o líder executivo do RDIF.

O acordo, que foi iniciado com um memorando de entendimento durante o Fórum Económico de São Petersburgo, no mês passado, surge numa altura em que Riade e Moscovo estão a trabalhar na reconstrução das relações políticas, que tinham sido abaladas na sequência do apoio do governo russo ao regime sírio de Bashar al-Assad.

O RDIF recusou-se a comentar se o investimento fez parte da agenda política, mas Dmitriev afirmou que Mohammed bin Salman al-Saud, príncipe herdeiro saudita e ministro da Defesa, teve um "grande" papel no apoio à assinatura do acordo.


O príncipe visitou São Petersburgo acompanhado de uma grande delegação durante o fórum económico e participou no encontro do Presidente russo, Vladimir Putin, com o fundo soberano.

Rússia e Arábia Saudita estão no topo dos países mundiais de produtores de petróleo e gás natural e viram as suas economias pressionadas no ano passado com a forte queda dos preços do ouro negro.

* As ditaduras sempre acasalaram!


.

Sem comentários: