01/07/2015

.
 HOJE NO
 "RECORD"

Recorde de presenças no 
Europeu de sub-23

Serão 31 os atletas portugueses presentes na 11.ª edição do Europeu de sub-23, que se realiza de 9 a 12 deste mês, em Tallinn (Estónia), mais nove que os 22 que estiveram há dois anos em Tampere, onde Irina Rodrigues, 3.ª no disco, ganhou a 11.ª medalha portuguesa (2 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze) na competição. 

Serão repetentes Emanuel Rolim, Paulo Conceição, Tiago Pereira e Ruben Miranda, este com a curiosidade de agora ser acompanhado pelo irmão, Ícaro, no salto com vara. Dos 31 atletas, mais de metade (16) serão do Benfica. Seguem-se, com dois atletas cada, Maratona, CN Rio Maior, Jardim da Serra e Sporting.
.
Entre os convocados está Ricardo Santos, que no Europeu absoluto da época passada se tornou o primeiro português a menos de 46 segundos nos 400 m (45,74), ficando à beira da final, e cujo tempo deste ano (46,26) o coloca como 7.º sub-23 europeu da época. Resta saber como estará em Tallinn, uma vez que esteve lesionado e se apresentou em precárias condições no Europeu de Seleções, há duas semanas.

Taça da Europa
Também foram ontem divulgados os nomes dos seis portugueses que estarão na Taça da Europa de Provas Combinadas (2.ª Liga), no próximo fim de semana, na Polónia, entre os quais estarão Lecabela Quaresma (7.ª na 1.ª Liga em 2014) e Samuel Remédios (17.º). Há um ano, na Madeira (Ribeira Brava), Portugal obteve a melhor pontuação de sempre mas que não impediu o 8.º e último lugar na 1.ª Liga e nova descida à 2.ª. Este ano, as 1.ª e 2.ª Ligas voltam a disputar-se no mesmo local e Portugal defrontará Finlândia, Grécia e Letónia. Se ficar num dos dois primeiros lugares (soma de três atletas do decatlo masculino e de três do heptatlo feminino), voltará a subir à 1.ª Liga... que este ano não contará nem com a Irlanda (não se inscreveu) nem com a Noruega (apenas três atletas, insuficientes para pontuar).

* Fazer bons resultados e se possível trazer medalhas, mas  não é o mais importante.

.

Sem comentários: