01/07/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"


Rede sérvia 'lavou' 50 milhões de euros 

Fortuna da cocaína era enviada para a América do Sul. 

Fazia-se passar por agente de futebol para justificar as viagens entre a América do Sul, Espanha e Portugal. Mas, na realidade, o montenegrino Vinetu Cokovic, de 50 anos, chefiava uma complexa rede de tráfico de cocaína. 
 .

Usou Lisboa e as empresas de câmbio Money One e Transfex, encerradas pela PJ em abril, para transferir para o Brasil 50 milhões de euros provenientes do tráfico. Vinte e oito pessoas foram detidas em Portugal nos últimos dois anos – as últimas no final de maio, quando um veleiro com mais de um tonelada de cocaína foi apanhado nos Açores. 

Segundo apurou o CM, o dinheiro chegava a Portugal vindo de Madrid. Vinha escondido em fundos falsos de viaturas – os mesmos que no sentido inverso levavam cocaína desembarcada em portos portugueses. Ex-militares sérvios eram utilizados para conduzir as viaturas. A cocaína vinha escondida em contentores ou veleiros que paravam em Portugal ou Espanha. A Polícia Nacional de Espanha, que ontem louvou a participação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, refere que foram apanhadas 3,5 toneladas de cocaína e 9,3 milhões de euros. 

Na casa de luxo de Vinetu, em Madrid, foram encontrados 773 mil euros em notas. De acordo com Espanha, os responsáveis da Money One e Transfex, bem como alguns bancários, recebiam uma comissão de 5% pelos milhões que enviavam para o Brasil. 

*  Uma bela caçada a  demonstrar que as nossas polícias são de qualidade excelente.

.

Sem comentários: