01/07/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"


BCE mantém linha de emergência 
para bancos gregos aberta 

O tecto mantém-se, mas a linha de emergência do BCE para os bancos gregos também continua aberta. Não terá havido alterações nos colaterais que o Banco Central Europeu aceita da banca da Grécia para lhe emprestar dinheiro.
 .
O Banco Central Europeu decidiu esta quarta-feira, 1 de Julho, manter aberta a linha de emergência para a banca grega, noticiam as agências internacionais, citando o porta-voz da instituição liderada por Mario Draghi.
 .
O NOVO "SANTO OFÍCIO"
O Conselho de Governadores, que esteve esta quarta-feira reunido, manteve a linha aos níveis decididos dia 26 de Junho, sexta-feira, e mantidos durante o fim-de-semana. O tecto está nos 89 mil milhões de euros.

De acordo com a Bloomberg, citando fonte anónima, os governadores terão mantido os colaterais que têm aceitado para financiar os bancos gregos, não retirando nenhum aos que aceita actualmente.

Esta linha de emergência tem sido a salvaguarda dos bancos helénicos para conseguirem dinheiro numa altura em que os gregos têm reforçado os levantamentos dos seus depósitos. E foi por isso que este fim-de-semana a Grécia decidiu estabelecer limites à movimentação de capitais, encerrando os balcões até 7 de Julho. Abriu a excepção de alguns balcões para que as pensões de gregos sem cartões de levantamento pudessem ser pagas.

O pedido de assistência financeira endereçado terça-feira pelo governo grego ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) terá ajudado o Banco Central Europeu (BCE) a manter o financiamento de emergência às instituições financeiras gregas pelo menos até ao referendo de 5 de Julho. 

* Lagarde tinha razão, é necessário  que na mesa das negociações se sente gente adulta, sobretudo do lado da troika, que se está a portar como se fosse o tribunal do "santo ofício" e trata os gregos como hereges.

.

Sem comentários: