23/07/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Fraudes milionárias na Saúde Governo 
faz balanço do combate à corrupção. 

O Ministério da Saúde (MS) detetou fraudes de 372 milhões de euros no setor, tendo enviado para investigação, nos últimos três anos, 416 processos. 
 .

"Melhorou-se a disponibilização da informação e a articulação entre as entidades da Saúde e beneficiámos de mais meios e de maior atenção da Polícia Judiciária e do Ministério Público, como se pode ver pelo número de acusações", disse ontem o ministro da Saúde, Paulo Macedo, em Lisboa, numa sessão em que os responsáveis do Ministério fizeram um balanço do combate à fraude na área. 
Hoje, o MS controla informaticamente 2 mil milhões de euros de despesa, quando em 2010 controlava apenas 180 milhões de euros. 

Na sequência destas 416 denúncias foram levantados pelas autoridades 60 processos, cujo montante não foi revelado. As áreas com maior risco de fraude são a prescrição de medicamentos, relações promíscuas entre farmacêuticos e médicos e a contrafação de receitas. 

Já a inspetora-geral das Atividades em Saúde, Leonor Furtado, mostrou-se preocupada com "adjudicações diretas de milhões" nos contratos públicos de bens e serviços. O ministro da Saúde reagiu, considerando que estes problemas têm "vindo a ser minimizados", através de legislação ou de fiscalização. 

* Não percebemos porque Paulo Macedo reagiu contra Leonor Furtado, afinal as adjudicações directas são um dos cancros do país.


.

Sem comentários: