15/06/2015

.


554.
Senso d'hoje

MARIA ELISA
 JORNALISTA
 EX DIRECTORA DA RTP
 AUTORA DO LIVRO
"CONFISSÕES DUMA MULHER MADURA"

A minha carreira na RTP é muito ilustrativa do que foi o percurso das mulheres em Portugal. Com coisas muito positivas, com oportunidades fantásticas, que só nos foram dadas porque aconteceu o 25 de Abril, mas também com muita perseguição e muitas formas de assédio moral que visavam, de facto, desmoralizar. Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de afetos. Sofro imenso e exteriorizo isso. Portanto, pensariam que seria fácil, com estas coisas, amachucar- me, deixar-me em baixo, mas nessas alturas aguento-me. Sou, ao mesmo tempo, uma lutadora. Vou mais abaixo com pequenas coisas, diria. Mas situações dessa dimensão, que vejo que são pura discriminação… Nós não tínhamos aquecimento! Aquilo era um frio horrível, não imagina o frio que passávamos naquele sítio!

SOBRE O ACTUAL PSD
Revi-me temporariamente no PSD e, para dizer a verdade, revi- me no projeto do Dr. Durão Barroso para o PSD. São coisas completamente diferentes. Foi, infelizmente, um projeto efémero porque ele decidiu ir-se embora. Do ponto de vista pessoal, foi uma coisa terrível. Fui perseguida dentro do Parlamento, simultaneamente pelo PS, que inventou uma incompatibilidade para mim. Durante um ano, o assunto principal daquele Parlamento era a comissão de ética reunir para ver se me punham na rua, como acabaram por conseguir.

Os meus pais não eram casados pela igreja porque o meu pai não quis, coisa que a minha mãe levou sempre muito a mal até ao fim. O meu pai tinha uma paixão louca pela minha mãe mas não quis casar pela igreja por uma questão de coerência. E acho que fez bem. O que a igreja representava antigamente era uma coisa horrorosa, sinistra! A igreja foi uma força tão ou mais reacionária do que o antigo regime. Aliás, sustentavam-se um ao outro.

* Excertos de importante entrevista ao "NOTÍCIAS MAGAZINE".

** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 
.

Sem comentários: