15/06/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DINHEIRO VIVO"

Consumo de gasolina cai mais 
de 10% no início do ano

O consumo de gasolina caiu 10,7% no primeiro trimestre do ano face aos últimos três meses de 2014, e o de gasóleo recuou 7,8%, revela o estudo trimestral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO).
.

Apesar da associação não justificar a razão para este recuo, ela justifica-se com a subida de preços registada logo em janeiro, por via, dos impostos, e no resto do trimestre, por via de uma recuperação da cotação do petróleo nos mercados internacionais. isto depois da acentuada descida dos preços que se verificou no final de 2014.

No entanto, a análise dos consumos altera-se quando comparado com o trimestre homólogo, ou seja, com os primeiros três meses de 2014, precisamente porque os preços estavam mais altos do que agora.

Nessa comparação, o consumo de gasolina continuou a recuar, neste caso 2,1%, mas o consumo de gasóleo subiu 3,1%. E o mesmo se passou com o GPL Auto e ainda com os combustíveis para a aviação e marinha.

Assim, segundo os mesmos dados da APETRO, o consumo de GPL Auto subiu 2,1% no primeiro trimestre deste ano face ao homólogo, mas em comparação com o anterior caiu 0,5%.

Já o consumo dos combustíveis para a marinha aumentou 18% face ao homólogo, mas caiu 1% relativamente ao trimestre anterior e os nos combustíveis para aviação, o consumo subiu 13% face ao mesmo período do ano passado e desceu 12% quando comparado com os últimos meses de 2014.

* Não há milagres...

.

Sem comentários: